Liderança e motivação

Liderança e motivação: como usar um CRM para motivar seu time comercial e vender mais

Os princípios que garantem a harmonia do trabalho em equipe: liderança e motivação

Esses princípios estão muito ligados, afinal, juntos eles se tornam a condução que garante que um time trabalhe em perfeita harmonia em busca de resultados. O que cada vez mais líderes têm se dado conta, é que aplicar o uso da tecnologia à gestão pode tornar seus liderados mais motivados.

E é sobre isso que vamos refletir neste artigo. Você vai ver como a utilização de um software de CRM, pode promover um estilo de liderança mais inspirador e eficaz.

Continue lendo para entender!

 

Liderança e motivação: inspirar e entusiasmar traz mais resultados do que exigir

“Líderes não nascem inspiradores, tornam-se”. Essa frase foi dita por Eric Garton e Michael Mankins, no bestseller Time, Talent, Energy.

Este livro nasceu de uma ampla pesquisa, na qual os escritores descobriram que menos de metade das milhares de pessoas que entrevistaram ao redor do mundo, vêem seus líderes como inspiradores. É uma excelente obra para quem vê liderança e motivação como fundamentais.  E uma das conclusões dos autores é que, cada vez mais, é importante trabalhar um estilo de liderança que rompa com o tradicional.

É preciso ir além, é necessário inovar na gestão de pessoas para alcançar melhores resultados, pois o que funcionava até pouco tempo já não surte mais efeito.

Liderança e motivação: o que a tecnologia tem a ver com isso?

Se olharmos para a força de vendas das organizações, veremos que o comercial costuma estar entre os departamentos mais “conservadores”. E isso não é bom.

Resistir à implementação da tecnologia, por exemplo, tem feito com que empresas líderes de mercado se vejam muito ameaçadas pela chegada de startups criadas por jovens inexperientes no mundo dos negócios. Por outro lado, os líderes que investem em tecnologia conseguem ser mais inspiradores à medida em que promovem colaboração, facilitam processos e tornam seus times mais inteligentes e motivados.

É importante ter em mente que a tecnologia não deve mais ser vista meramente como facilitadora das atividades. Ela precisa ser usada como um meio de gerar ideias, promover inovações, entender o público-alvo e entregar experiências mais eficazes (tanto para os colaboradores quanto para os clientes).

Para se ter uma ideia disso, basta ver o que um estudo global feito pelo MIT, em conjunto com a consultoria Capgemini, detectou: os negócios que utilizam a tecnologia de uma maneira eficiente são 26% mais rentáveis do que seus concorrentes que não o fazem.

motivação

Como usar um software de CRM para aliar liderança e motivação — e gerar resultados mais significativos?

Como aqui na SMark somos especialistas em CRM, resolvemos pensar em como a utilização dessa ferramenta pode contribuir para que os líderes comerciais motivem seus times a fazer mais e melhor.

Aqui estão algumas das nossas conclusões:

-Use o CRM para: tornar sua gestão mais orientada a dados

Com essa ferramenta, você pode ter um overview do desempenho do seu time comercial.

É dizer: acompanhar em tempo real a geração de oportunidades, o fechamento de negócios, o atingimento das metas e outros indicadores que facilitam suas decisões.

Ao ter uma gestão mais orientada a dados, você poderá elaborar planos de ação com antecedência, testar táticas, gerir o desempenho de cada profissional.

Dessa forma, terá uma liderança mais amparada em informações em tempo real. E poderá proporcionar aos seus colaboradores um apoio ainda mais especializado.

-Dar aos seus vendedores mais condições de melhorar o relacionamento com os clientes

Munidos de uma ferramenta tecnológica voltada para o relacionamento, os vendedores proporcionam experiências mais satisfatórias aos clientes.

Da gestão da agenda aos registros do histórico de cada cliente, passando pela padronização nas abordagens por e-mail, entre outras ações.

A automatização e o direcionamento que o software oferece tendem a facilitar o dia a dia dos profissionais.

E isso resulta em mais produtividade e satisfação com o dia a dia operacional.

-Facilitar as rotinas burocráticas e liberar tempo para vender

Vendedores não são muito fãs das atividades burocráticas em seu dia a dia de trabalho. E isso é perfeitamente compreensível, afinal, a vocação destes profissionais é mesmo encontrar oportunidades e transformá-las em vendas.

Com um bom CRM, é possível não só padronizar a forma com que a prestação de contas, a geração de relatórios etc; mas também automatizar essas tarefas burocráticas, liberando tempo para eles fazerem o que mais gostam: vender.

O que você tem feito para aliar liderança e motivação? Gostou da nossa indicação do uso de um CRM para motivar seus vendedores? Deixe seu comentário!

→ Aproveite que você está aqui e baixe agora o e-book Venda Mais Com Gestão de Relacionamento Com o Cliente — é grátis!


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]