Homem mostrando a língua com tatuagem de vendas - entender seu cliente

Entender seu cliente é essencial para se fazer boas vendas, alerta especialista

Não é preciso entregar a alma ao diabo para se ter sucesso como vendedor. Esforço e atenção bastam para convencer os clientes de que você pode oferecer o que eles realmente precisam. Para isso, no entanto, é importante entender seu cliente. Aproximar-se de possíveis compradores e estudar seus hábitos – principalmente de consumo – para saber o que o realmente necessitam é uma forma. Assim, ficará mais fácil convencê-los de que o produto ou serviço que você está oferecendo é o mais vantajoso em relação a similares disponíveis por aí.

Entender seu cliente

Com esse cuidado diferencial, consequentemente, será possível ampliar os negócios, aumentando o volume de vendas e fazendo com que sua empresa tenha mais facilidade para conquistar espaço no mercado. Em resumo: esteja sempre ligado e domine técnicas de venda e informações sobre aquilo que está sendo comercializado. No entanto, jamais esqueça de demonstrar paixão por seu trabalho.

Saiba Mais:
:::”Bom atendimento já virou commodity”; Confira dicas de um especialista em vendas para aumentar o  Market Share dos seus clientes

Especialista em vendas

Com essa receita, Leandro Branquinho, publicitário (pós-graduado em Administração de Micro e Pequenas Empresas e com MBA em Marketing Estratégico), especialista em vendas, palestrante, colunista da Revista VendaMais e autor do programa Rádio Vendas (veiculado em diversas emissoras pelo país), 38 anos, tornou-se referência nacional quando o assunto é dar vazão a alguma mercadoria, seja de qual for a natureza.  

Ame o que faz

O gosto por promover vendas de uma maneira entusiasmada é tanto que ele resolveu marcar o próprio corpo com o carinho que tem pelo que faz e tatuou no braço esquerdo o lema “eu (coração) vender”. Além disso, quando está ocupado em algum dos inúmeros compromissos, a mensagem eletrônica da caixa postal de seu telefone finaliza com “grande abraço para você e grandes vendas”.

Quando você realmente ama o que faz e entende que está ajudando seus clientes, fica mais fácil convencer qualquer um. Eu amo tanto o que faço que resolvi fazer uma tatuagem com o escrito “Eu amo vender”. Esta é uma boa dica para convencer o cliente de que o seu produto é o melhor. Faça uma tatuagem dizendo que ama o que faz. Mas preste atenção: não precisa ser na pele. Pode ser na mente, na alma ou no seu coração – aconselha Branquinho.

Empatia

Tanta animação, entretanto, cria uma empatia única. Algo que, segundo Branquinho, é o caminho mais rápido para aumentar o marketing share de uma marca.

– O nosso cérebro ainda se comporta como o de nossos antepassados. Ou seja: o tempo todo nós estamos buscando segurança e fugindo daquilo que pode ser uma ameaça. Quando alguém se aproxima oferecendo um produto ou serviço, a reação natural do cliente é se proteger. Agora, quando um amigo se aproxima essa “defesa” não está tão em alerta – afirma Branquinho.

Pesquise e entenda

Entre as dicas, portanto, para se aproximar de quem está interessado em adquirir a mercadoria que você tem a ofertar é pesquisar e entender seu cliente.

É engraçado como alguns vendedores tentam descobrir o potencial de compra do cliente através do “chutômetro”. É necessário ser muito observador ao fazer uma visita ao cliente. Acompanhe o ciclo de compras dos clientes, analise os gráficos com os volumes… Mas uma coisa é certa: se os “radares” não estiverem ligados, a informação sobre o potencial de compras não cairá do céu.


Baixe agora:
Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

fechamento de vendas
Fechamento de vendas mais ágil com o CRM da Smark: saiba como
13 de março de 2024
Confira 5 maneiras que o CRM da Smark pode te ajudar a potencializar a sua gestão comercial e garantir o […]
Remuneração estratégica na área de vendas
Remuneração estratégica na área de vendas: o que é e 5 motivos para implementar na sua empresa!
5 de março de 2024
Entenda tudo sobre remuneração estratégica na área de vendas e como a remuneração baseada em resultados pode aumentar a motivação […]
ferramentas para gestão
Ferramentas para gestão de vendas: saiba quais não podem faltar no seu software de CRM!
21 de fevereiro de 2024
Ferramentas para gestão: saiba como aumentar a agilidade e a organização da sua equipe comercial sobre as atividades diárias e […]