Entenda como sua empresa pode inovar durante a crise

Início/Blog/Entenda como sua empresa pode inovar durante a crise

Falar em inovação em tempos de estabilidade econômica é fácil. Tirar aquela velha – ou nova – ideia do papel quando o dólar não para de subir e as torneiras dos investidores estão fechadas é que desafia o mercado. Ouse pensar diferente: inovar pode ser a solução para driblar muitos dos problemas trazidos pela crise.

 ::: Teste o SMark gratuitamente 
::: Saiba mais: Case DIMEP: Integração SMark X Protheus
::: Baixe o ebook “5 Dicas para Aumentar as Vendas em Épocas de Crise”

O consultor em gestão comercial Marlus Jungton traz algumas dicas para empresas que querem mudar seu modelo de negócios. Segundo ele, é importante observar que o termo “inovação” não se refere apenas ao lançamento de novas categorias de produtos, mas também à criação de novos processos internos que reduzam custo, acelerem a produção ou, simplesmente, agreguem mais valor para o cliente.


Um erro muito comum no mercado, segundo Jungton, ocorre quando a empresa passa anos estagnada e, por algum estímulo externo, como queda nas vendas ou a entrada de um novo executivo, por exemplo, decide que é hora de inovar. Nessas horas, explica Jungton, é comum buscar soluções complexas, difíceis de executar e que eventualmente tiram a companhia da sua vocação principal.

– Meu conselho é iniciar a cultura da inovação incentivando os funcionários a repensarem seus processos internos. O hábito de fazer algo novo nasce daí e segue transformando a empresa, mas a partir de uma nova cultura, e não apenas uma imposição um ou desejo isolado de alguém.

 

Quando é hora de mudar?

Fácil! Observe se existe recorrência de algum destes fatores:

> Novas tecnologias substituem seu serviço;

> Sua empresa perde vendas para empresas mais novas;

> Os custos de produção aumentaram e roubaram parte significativa da sua margem;

> Você é líder de mercado, seu público mudou de geração, ou em outras palavras, mudou de perfil.

Estes fatores indicam que seu modelo de negócios precisa ser revisto.

 

Que tipo de investimento compensa?

Treine sua equipe. Em especial para fazer com que todos vendam corretamente a “proposta de valor” da sua empresa. Torne esta proposta de valor um mantra interno. E incentive todos a trazerem as oportunidades para dentro da empresa.

 

Como inovar dentro da própria empresa?

Hoje existem muitas alternativas. Como, por exemplo, contratar uma empresa de aplicativos para tentar entrar neste universo. Existem até mesmo empresas especializadas em criar startup dentro das empresas. Também pode partir para soluções mais convencionais como criar um comitê interno de inovação. Mas atente-se para o risco de ter executivos internos muito motivados com o novo a ponto de perderem atenção e motivação com a atividade principal.

 

Como enxergar oportunidade na crise?

Entenda inovar quando está no vermelho como um náufrago. Ele já está no mar. Se continuar parado vai afundar. Se mexer-se, de alguma forma, talvez consiga estabilidade para continuar respirando. É a mesma coisa. No vermelho ou não, inove. Comece inovando nos processos. Na busca por novas matérias primas. Novos canais de vendas. Novos argumentos. Mantenha o foco na redução de custos e faça a empresa se mexer constantemente.

Confira o perfil completo e outras dicas do consultor no site www.conselhodegestao.com.br.

Por |2018-10-19T18:02:18-03:00novembro 3rd, 2015|Categories: Blog|Tags: , , , , , , , , , , , , , , |Comentários desativados em Entenda como sua empresa pode inovar durante a crise