dica para vender planos de saúde

8 Dicas para vender planos de saúde e que vão ajudar na sua conversão

Precisa de dicas para vender planos de saúde? Bem, alcançar uma alta taxa de conversão pode ser realmente desafiador – mas não é impossível.

O mercado de planos de saúde está em momento muito delicado e importante. Há uma oportunidade forte para as operadoras de planos de saúde se consolidarem, uma vez que esses serviços estão em franco crescimento e com alta demanda por parte de pessoas e empresas.

Contudo, os consultores de planos de saúde precisam otimizar sua gestão de vendas e melhorar a sua performance. Através deste post, nós reunimos 8 dicas decisivas que vão auxiliar (MUITO!) nas suas conversões.

8 Dicas para vender planos de saúde: informações que vão ajudar na sua conversão

1 – Foque no processo de venda

Cada vez mais, focar no seu processo de venda é essencial. Se apenas trabalharmos muito, mas sem estratégia, sem processo mensurável, sem identificar taxa de conversão, indicadores e metas de atividades, não teremos tanto sucesso como poderíamos ter.

É necessário ser extremamente disciplinado, e nesse caso a solução pode ser um CRM para vender mais em 2021. Ele permite que o gestor possa ter um foco mais estratégico e consequentemente mais atitude.

Essas são características essenciais para ter sucesso no próximo ano, segundo Leandro Ceccato:

“É necessário ter uma estratégia bem definida em relação a mercado, persona, fonte de dados, informação referente ao seu trabalho, aos seus indicadores de venda e o principal de tudo, ter atitude de venda, ir pro fronte.

2 – Sempre mensure o funil de vendas

A importância de estar mensurando o funil de vendas mensalmente é simplesmente saber o que pode ser melhorado e onde você vai investir. Meio, Fundo ou Topo?

A partir da análise do funil de vendas, você saberá o que precisa ser feito. Será que é necessário aumentar a quantidade de visitantes? Esse é apenas um exemplo. Afinal, observando a taxa de conversão de cada etapa sabemos no que precisamos focar.

3 – Busque o próximo nível de excelência

Se você quer continuar aumentando suas vendas de planos de saúde, você deve estar sempre procurando o próximo nível. A palavra “estagnação” não deve fazer parte do seu vocabulário.

Você já sabe o que é funil de vendas, está mensurando todo o processo, já fez algumas otimizações e descobriu que realmente está valendo fazer o investimento. Sendo assim, o próximo nível para duplicar suas vendas é aumentar o valor investido na aquisição de clientes.

4 – Automatize Para Aumentar Suas Vendas

Automatização é o nosso grande segredo. O que pode ser automatizado? Essa é uma pergunta que você deve estar sempre se fazendo.

Se você quer vender mais planos de saúde, deve considerar a automatização do processo de vendas. A medida que você automatizar algumas rotinas operacionais, você terá mais tempo livre para focar no fechamento e no desenvolvimento de estratégias salvadoras.

Acredite: investir num software que pode ser personalizado para as suas principais necessidades, que gera relatórios de vendas diferenciados e que permite o acompanhamento do desempenho dos vendedores pode ser a chave que faltava para o sucesso.

5 – Venda benefícios

O sonho de toda pessoa que está interessada em fazer um plano de saúde está diretamente relacionado ao preço do plano de saúde. Todos nós queremos um plano de saúde mais barato, afinal…

Você, como vendedor, tem que deixar de vender plano de saúde para vender os benefícios que o plano pode trazer para os seus clientes. O primeiro passo é ter o cliente em mente, quais as suas necessidades e quais benefícios o plano de saúde traz para essa pessoa. Em outras palavras: é necessário dominar a arte de vendas consultivas. 

6 – Ofereça um bom serviço de Customer Success

Tudo bem, esse passo deve ser dado depois que você conseguiu converter os prospects em clientes. No entanto, do que adianta conquistar clientes novos se você continua perdendo os antigos? Dessa forma, seus resultados nunca serão verdadeiramente positivos.

Jamais esqueça: profissionais do futuro investem no sucesso do cliente.

7 – Disciplina na gestão da carteira de clientes

A primeira dica do especialista é sobre manter a disciplina na gestão da carteira de clientes.

Segundo Leandro, “é fundamental que o vendedor mantenha os contatos em dia, tenha um horário do dia para se dedicar a abrir novos negócios e um horário para fallow-ups.”

Ou seja, se organize para fazer uma triagem de novos negócios e tenha também horário para atividades complementares, por exemplo:

  • Propostas;
  • Contrato;
  • Atividades que não estejam ligadas a prospecção.

Ele complementa: “Manter a organização nesse momento é fundamental. Principalmente para quem está trabalhando em home office. É necessário manter a disciplina nas atividades.”

8 – Não perca tempo com negócios sem futuro

Não perder tempo com negócios que já passaram do prazo limite, a ponto de a venda tomar um tempo importante do dia do vendedor é essencial nesse contexto de pandemia.

Nesse sentido, o uso de um CRM é extremamente importante para automatizar processos e otimizar o tempo do vendedor.

Como um CRM ajuda na venda de planos de saúde?

O uso de um CRM de vendas pode ser decisivo para alavancar resultados na hora de vender planos de saúde. No entanto, sua utilidade não termina por aí.

Afinal, as vendas também se fazem acompanhando constantemente os métodos e comportamento dos vendedores. Em outras palavras: é preciso ter um processo de vendas claro e um bom monitoramento de desempenho para se ter sucesso.

E por que escolher o SMark CRM para auxiliar nas vendas em planos de saúde?

Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.

Com o SMark CRM, você consegue exercer esse controle de equipe e muito mais. Ele ainda permite que você tenha acesso a:

  • Oportunidades em aberto;
  • Gestão completa do pós-venda;
  • Funil de vendas de vendedores;
  • Taxas de conversão em cada fase;
  • Relatórios com indicadores;
  • Histórico completo de ações de venda.

Alguns dos recursos mais elogiados no SMark CRM são:

  • Gestão do funil de vendas por regional;
  • Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
  • Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
  • Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
  • Fluxos automatizados de Go-no-Go;
  • Lembretes diários de followups e visitas;
  • Integração das equipes de agendamento com os consultores;
  • Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.

Mas por que ler sobre os diferenciais do SMark CRM se você pode testar o software por 15 dias gratuitamente?


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

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