Uma pesquisa da pesquisa da Bain & Co. publicada recentemente mostra que empresas que adotam um bom software de CRM são capazes de elevar seus lucros entre 25% e 95%. Uma das razões para isso é que: 52% dos vendedores atingem suas cotas em empresas que possuem essa solução, contra apenas 40,5% daqueles que não a possuem. Portanto, um bom software de CRM pode melhorar a produtividade dos vendedores.

Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo alguns dos benefícios que um sistema de CRM proporciona para a equipe comercial. Com especial atenção, entretanto, para a produtividade dos vendedores. Acompanhe!

Um bom CRM ajuda a organizar e agilizar as atividades dos vendedores

Não dá mais para os vendedores continuarem com agenda de papel para anotar os contatos dos clientes e prospects. Seguir preenchendo planilhas com informações sobre o andamento das negociações também já é coisa do passado.

Com um bom CRM, os profissionais podem organizar suas atividades e levar sua agenda para onde quer que eles forem. E podem ter acesso a dados atualizados por meio de diversos dispositivos (desktop, tablet, notebook, smartphone etc.).

Em poucos cliques, os profissionais segmentam sua lista de contatos, disparam e-mails etc.. Assim, eles ganham mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: potencializar o relacionamento com a carteira de clientes e vender mais.  

Produtividade dos vendedores: facilite a gestão do tempo

Todo o tempo que a equipe de vendas gasta com atividades burocráticas, ela poderia estar fechando negócios. Com um software de CRM, os dados estão sempre atualizados e podem ser consultados rapidamente antes de marcar uma reunião ou fazer uma ligação para um cliente. Potencializando a produtividade dos vendedores da sua empresa.

O sistema oferece funcionalidades que ajudam na gestão do tempo, algo muito crítico nos dias atuais. Afinal, as distrações estão aí, com trânsito caótico nos grandes centros e mais uma série de desafios.

Oferece confiabilidade e disponibilidade de dados para prestar contas

Na hora de prestar conta sobre sua própria atuação, se os eventos foram bem registrados no CRM, os vendedores conseguem gerar relatórios rápidos com poucos comandos.

Neste sentido, o CRM passa a ser uma ferramenta muito importante para que cada vendedor consiga acompanhar seu próprio desempenho. Pois é possível verificar se está no caminho para atingir metas, por exemplo. Além disso, os profissionais ganham uma visão sistêmica de sua atuação, o que os torna mais motivados a avançar na estratégia comercial.

Ajuda a qualificar melhor os leads  

Como o CRM é um sistema que pode ser usado também pelas equipes de apoio (suporte aos vendedores) e pelo marketing, ele também ajuda na qualificação dos leads. Assim, os vendedores passam a fazer contato somente com os prospects que já estão prontos para uma conversa sobre fechamento de negócio.

Fornece um controle maior da carteira de clientes

Uma das situações mais desagradáveis que existem é mais de um vendedor fazer contato com o mesmo cliente. Isso geralmente acontece porque há desencontro de informações e a comunicação interna não está bem organizada.

Também nisso um bom CRM pode ajudar, diminuindo consideravelmente as chances de mais de um vendedor trabalhar no mesmo lead. Para isso, basta organizar o cadastro na ferramenta de todas as informações de clientes, prospects e como são inseridos eventos (contatos, reuniões, apresentações etc.).

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