CRM no Processo comercial: acompanhe clientes e leads em cada etapa do funil de vendas

O uso de um CRM no processo comercial é fundamental, pois permitirá que a equipe de vendas e seus gestores acompanhem todos os clientes e leads ao longo de cada etapa do funil de vendas, identificando os pontos onde a equipe de vendas precisa ser mais assertiva

Assim, é possível automatizar processos que seriam muito mais desafiadores de serem colocados em prática sem o uso da ferramenta.

CRM no processo comercial: importância das etapas no funil de vendas

É fundamental saber em qual etapa do funil de vendas o cliente está. Afinal, tendo essa informação é possível identificar se o cliente está mais ou menos próximo do fechamento. Dessa forma, o vendedor sabe o que precisa e como deve trabalhar aquele cliente.

Se o funil de vendas estiver bem elaborado e refletir o andar do cliente no processo de compra, é possível ter uma visão clara se o cliente está engajado no processo ou não.

Entretanto, antes disso é necessário ter um funil muito bem estruturado, que indique realmente a fase que o cliente está no processo e não a fase ëm que o vendedor simplesmente posicionou-o no CRM.

Portanto, antes de avançar o vendedor deve se perguntar:

  • O cliente passou de forma efetiva pelas fases anteriores?
  • O cliente foi bem qualificado?
  • O cliente enxerga valor na solução apresentada a ponto de ser levado para uma proposta?

Dentro desse cenário, o uso de um CRM garante uma visibilidade ampla, possibilitando saber a exata fase em que o cliente está e se ele foi trabalhado de maneira adequada.

Assim, um gerente de vendas, por exemplo, pode identificar os negócios que estão mais adiantados no funil, auxiliando o vendedor.

Como o CRM ajuda no processo de qualificação do cliente?

Ele permite a estruturação de todas as informações que devem ser coletadas sobre o cliente para decidir se ele deve ser colocado em uma fase do funil ou não.

Segundo Leandro Ceccato, especialista em vendas consultivas e CEO da SMark:

“O CRM permite que seja feito um processo de qualificação muito mais eficiente, com uma metodologia, seguindo um processo realmente da empresa e não simplesmente algo da cabeça do vendedor.”

Ou seja, é no CRM que iremos estruturar todas essas informações e processos a serem seguidos.

O uso correto do CRM faz toda a diferença

O CRM deve ser usado pelo vendedor para manter um registro e preencher campos essenciais de qualificação, além de outros dados super importantes.

Porém, sabemos que muitas vezes não é possível garantir que o vendedor preencha todos os dados de qualificação do cliente.

Leandro Ceccato afirma:

“Um dos pontos que nossos clientes pediam muito, é justamente para que conseguissem criar travas no sistema, fazendo com que o vendedor não trocasse a fase do funil sem que algumas informações super importantes do cliente fossem preenchidas.”

Pensando nisso, o SMark CRM criou algumas regras que não deixam o vendedor trocar de fase sem que ele tenha preenchido as informações necessárias.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, assista o vídeo que produzimos explicando como ela funciona, implementando o uso do CRM no processo comercial.

Afinal, por que SMark CRM é ideal para melhorar o seu processo comercial?

Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.

Alguns dos recurso do SMark CRM são:

  • Gestão do funil de vendas por regional;
  • Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
  • Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
  • Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
  • Fluxos automatizados de Go-no-Go;
  • Lembretes diários de follow ups e visitas;
  • Integração das equipes de agendamento com os consultores;
  • Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa.


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

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