Como manter a produtividade com uma equipe de vendas reduzida?

Manter a produtividade com equipe reduzida pode ser um desafio para muitos gestores. Principalmente no contexto atual de pandemia, diversas empresas precisaram reduzir o seu quadro de funcionários.

Entretanto, para manter a produtividade com uma equipe de vendas reduzida, é preciso investir em tecnologias que automatizam rotinas, facilitam ações corriqueiras para poupar tempo e auxiliam na visualização de desempenho e resultados.

Nesse post, falaremos sobre como manter a qualidade no processo de vendas nesse cenário, além de falar sobre o uso de tecnologia no que diz respeito a produtividade. Acompanhe!

Produtividade com equipe reduzida: como manter a qualidade no processo de vendas

Antes de mais nada, não podemos esquecer que existe um processo comercial na empresa (ao menos, deveria!) e precisamos lembrar sempre de como ele é. Ou seja, é necessário ser bem pragmático em relação às diretrizes do processo de vendas. 

Além disso, manter o foco constante, tanto nas metas de atividades, quanto nas metas de vendas. Outro ponto importante diz respeito aos equipamentos de trabalho do vendedor.

Um computador que atenda as necessidades do dia a dia, boa conexão com a internet, um fone de ouvido que não te deixe na mão na hora de falar com o cliente, entre outros recursos, são fundamentais para uma produtividade com qualidade.

Para os gestores, é importante lembrar que, devido à pandemia, o ambiente externo e o ambiente interno estão mais difíceis de ser conciliados no dia a dia. O especialista em vendas consultivas e CEO da SMark, Leandro Ceccato, conta que existem alguns pontos de atenção que podem auxiliar os gestores nesse momento:

“Precisamos lembrar que, para as equipes que estão no modelo home office, desentendimentos no ambiente doméstico podem afetar a produtividade nesse momento. Portanto, devemos pensar o que cada um pode fazer para melhor o ambiente da equipe.”

Leandro ainda completa:

“Tentar fazer das reuniões algo que não seja totalmente objetivo. Seguir alguns conceitos da metodologia Scrum é legal e colabora muito, mas é necessário cuidar paraque a reunião não se torne totalmente robótica. Se não proporcionarmos uma reunião descontraída, a chance da equipe se desmobilizar é grande.”

Dentro da metodologia Scrum existe o Scrum Daily Meeting, que nada mais é do que uma maneira de tornar as reuniões de equipe mais ágeis e eficientes. Para colocar em prática, o gestor deve fazer as seguintes perguntas para a equipe:


Assim, fica mais fácil focar no que realmente importa e resolver os problemas que surgirem de maneira objetiva, já que a ideia é que as questões abordadas sejam tratadas imediatamente após a reunião.

Como o uso da tecnologia ajuda na produtividade do vendedor

Quando o assunto é produtividade com a equipe reduzida, mais do que nunca, a organização do vendedor é essencial. Isso é possível através do uso de uma ferramenta que possibilite ao vendedor priorizar o que realmente importa.

Com o SMark CRM, por exemplo, é possível ver de maneira muito clara quais os status dos negócios. Assim, as reuniões são pautadas em números, facilitando a visualização do que está dando certo ou não.

Além disso, é possível ter informação disponível de uma forma rápida e fácil, tanto para vendedores quanto para gestores. Por exemplo, o volume de atividades feitas, para mostrar se é necessário produzir mais, sendo possível inclusive regular o volume de atividade.

Através do SMark CRM, diversas rotinas são automatizadas e otimizadas, o que facilita a produtividade de equipes reduzidas para apenas quatro vendedores, por exemplo.

Afinal, por que SMark CRM é ideal para produtividade da equipe?

Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.

Alguns dos recurso do SMark CRM são:

  • Gestão do funil de vendas por regional;
  • Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
  • Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
  • Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
  • Fluxos automatizados de Go-no-Go;
  • Lembretes diários de followups e visitas;
  • Integração das equipes de agendamento com os consultores;
  • Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa.


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

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