Como abandonar as planilhas e aproveitar ao máximo o uso do CRM

Então, você decidiu que quer usar um programa de Customer Relationship Management, popularmente conhecido como CRM, em seu trabalho. Mas, como largar de vez aquelas planilhas do Excel e tirar o máximo proveito dessa ferramenta?

Fazer atualização é manter-se atualizado e apto para empreender

Tenha um cadastro de empresas atualizado e de fácil acesso

A inserção

O primeiro passo é convencer os gestores da companhia sobre as vantagens do CRM. Os administradores do negócio devem entender que o uso do software não se limita em agilizar o dia a dia da equipe de vendas. O gestor tem de perceber que a novidade é importante para a tomada de decisões, pois oferece métricas que são fundamentais.

A partir disso, as reuniões periódicas entre o time das vendas e o gerente comercial – momento em que são analisados os negócios em andamento, possíveis prospects etc – devem ser baseadas nos indicadores apresentados pelo CRM. Contudo, são necessários alguns cuidados.

O ‘ótimo’ é inimigo do ‘bom’

Ter um grande número de indicadores não significa que vai haver uma gestão eficiente. Deve-se pensar em quais sinalizadores são adequados para sua empresa. Por isso, escolha três ou quatro, no máximo. Dê atenção para aqueles que auxiliam nas tomadas de decisões. Não adianta ter números para olhar e achar bonito, eles devem ajudar no direcionamento de suas ações e serem práticos para sua estratégia. Por exemplo: a empresa, muitas vezes, está mais preocupada em saber quantas ligações – ou visitas – um vendedor fez do que quantos negócios o mesmo vendedor tem nas fases do funil de vendas.

 

Um detalhe importante: os indicadores variam em função da maturidade do modelo de gestão adotado. O bom indicador de hoje pode não ter o mesmo peso para a tomada de decisão daqui um ano.

Como abandonar as planilhas de vez?

Em alguns casos, a equipe de vendas não possui um método unificado para trabalhar. Cada vendedor sabe de si e se reporta para o gerente comercial. É aí que entra a principal vantagem de usar o CRM – aquela que faz que você largar a vida das planilhas –, que é o fato de o software trabalhar com indicadores globais. Ou seja: de todos os vendedores e negócios. Dessa forma, as informações de toda a equipe e das carteiras de negócios ficam em um repositório de dados centralizado, de fácil acesso e possibilitando a melhor tomada de decisão de acordo com a estratégia da companhia.

BAIXE AGORA:
Supere a crise com um Processo de Venda adequado ao seu negócio
Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas |eBook|

Posts Recomendados

spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]