aquisição de um CRM

Aquisição de um CRM: 4 fatores que você deve considerar na hora de escolher

Softwares de CRM são excelentes soluções para gerir com inteligência as estratégias comerciais e de marketing em empresas de todos os portes. Eles podem aumentar a taxa de retenção, potencializar os resultados dos vendedores e elevar o faturamento em até 95%, de acordo com um estudo da Bain & Co. Por isso é importante considerar a aquisição de um CRM.

Há inúmeras ofertas destes sistemas no mercado. Talvez por isso muitos empresários, líderes de vendas e tecnologia encontram muita dificuldade na hora de escolher um adequado para o seu negócio.

Aquisição de um CRM

Pensando nisso, resolvemos trazer neste artigo uma série de dicas. Aqui você vai encontrar quais são os principais fatores que devem ser considerados na hora de decidir a aquisição de um CRM ideal para a sua empresa. Acompanhe!

1. Entenda que nem todos os CRMs são iguais

Há uma tonelada de sistemas de CRM no mercado. Cada empresa desenvolvedora adiciona recursos e capacidades para alargar a matriz de recursos e se diferenciar.

É importante avaliar além da técnica, verificar se as funcionalidades oferecidas atendem as suas necessidades. Para isso, você deve partir de um entendimento de quais são os problemas que deseja que o sistema ajude a resolver.

2. Saiba tudo o que você precisa de um CRM

Comece entendendo o que é um CRM e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer. Mergulhar na realidade do seu negócio, ver quais são os gargalos nos processos de vendas e marketing que você precisa resolver é essencial.

É importante que este diagnóstico seja feito pelo departamento de TI juntamente com o pessoal de vendas e marketing. Este grupo de trabalho poderá colocar no papel quais são os requisitos técnicos e de negócio que devem ser contemplados na solução.

3. Monte um projeto e parta para a busca de potenciais fornecedores

Com os requisitos definidos, é hora de abrir o projeto de busca do CRM. O primeiro passo é selecionar no mercado alguns potenciais fornecedores e solicitar que eles façam uma apresentação de suas soluções.

E esta apresentação deve ter duas frentes: técnica e de negócio. Ou seja, as empresas desenvolvedoras devem apresentar ao pessoal de TI qual é a tecnologia por trás do CRM. Assim como aos executivos de negócios sobre como o sistema pode beneficiar a empresa.

É importante considerar também aspectos como a reputação destes potenciais fornecedores no mercado. Precisa ser considerado de que forma eles prestam suporte e atualizações, como é a comunicação e o relacionamento deles com seus atuais clientes etc.

4. Avalie minuciosamente os recursos dos CRMs que você está avaliando

É importante não ter pressa na análise dos recursos de cada CRM que você está avaliando. Não esqueça de considerar aspectos como: facilidade de uso, possibilidade de customização, integração com outros sistemas, segurança da informação, geração de relatórios gerenciais etc.

Entenda também como a solução poderá ajudá-lo a economizar tempo, melhorar a produtividade da sua equipe, gerenciar indicadores e resultados, potencializar o relacionamento com clientes etc.

O que achou destas dicas? Elas vão ajudá-lo na hora de decidir sobre a aquisição de um CRM que seja a melhor solução para sua empresa? Deixe um comentário!

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