Administrando sua network

Você já sabe que ter uma boa network (ou rede de relacionamentos pessoais, como queira) é muito importante para expandir suas oportunidades de negócios, certo? E como você faz para administrar essa rede de contatos? Será que você se mostra presente e aciona essas pessoas com certa freqüência buscando novas oportunidades?

Na área comercial, nós acabamos por conhecer muitas pessoas que podem nos abrir boas oportunidades, porém é comum priorizarmos somente aqueles contatos diretamente comerciais, isto é, prospects em potencial. Claro, – você pode pensar – preciso investir meu tempo onde realmente eu possa vender.

Você precisa cuidar da sua network assim como você cuida de seus prospects diretos. Da mesma forma que você registra no seu software de CRM que ficou de ligar para o prospect na semana que vem para agendar uma visita, você também deveria ter um controle para manter uma periodicidade de contato com seus principais relacionamentos de mercado. Isso não quer dizer que você deva estar sempre dizendo algo como “Ei, fulano, lembre que eu existo! Tem algum negócio bom aí pra mim??”. Não, decididamente não é isso. Assim você irá se tornar um chato.

Dizer que vai dar uma passadinha na empresa dele para tomar um cafezinho também é uma coisa que pode incomodar, afinal tempo é artigo de luxo hoje em dia. Agora, é provável que nenhum conhecido seu se aborreça de receber periodicamente uma rápida ligação sua para contar alguma novidade, parabenizá-lo sobre uma matéria no jornal que fala sobre a empresa dele ou ainda para convidá-lo para um almoço numa dessas associações empresariais.

O importante é mantermos um contato educado e rápido, porém constante. Assim, se aparecer uma oportunidade, pode ter certeza que ele irá lembrar-se de você e lhe terá sempre como uma pessoa agradável de conversar.

E você, indicaria uma oportunidade para alguém agradável que você vê de vez em quando e que ainda lembra-se de você de tempos em tempos?
Leandro Ceccato
Diretor comercial – SMark

Posts Recomendados

case cucinare
Cucinare otimiza gestão de vendas com Smark CRM
10 de agosto de 2022
Empresa de restaurantes corporativos, a Cucinare aderiu ao Smark CRM para obter mais organização e agilidade no dia a dia. […]
grupo adservi
Grupo Adservi adota Smark CRM
1 de agosto de 2022
Referência no mercado de serviços gerais e segurança patrimonial, o Grupo Adservi atua há 22 anos atendendo organizações públicas e […]
grupo spsp
Grupo SPSP moderniza a gestão de vendas com Smark
1 de agosto de 2022
Empresa de prestação de serviços, o Grupo SPSP registra aumento na produtividade após adoção do Smark CRM. Veja os detalhes […]