A pandemia redefiniu a forma de fazer vendas consultivas

Sem dúvidas, as vendas consultivas na pandemia foram redefinidas.

Afinal, um dos elementos mais importantes nesse tipo de venda é justamente a relação próxima que se constrói com o cliente, elemento esse que, de maneira física, é inviável nesse momento.

Sendo assim, para que as metas de vendas continuem sendo alcançadas, é necessário que exista uma transformação digital nas organizações, que necessitam cada vez mais de soluções eficazes para otimizar o desempenho.

Vendas consultivas na pandemia: o que mudou?

O digital agora é protagonista. Entender que o cenário mudou e que se adaptar é necessário, se torna parte fundamental do processo.

Sem dúvidas, o aumento da adoção de ferramentas digitais é a principal mudança dentro do contexto de vendas consultivas. Para o especialista em vendas consultivas e CEO da SMark, Leandro Ceccato, não é hora de esperar:

“Não podemos esperar passar a pandemia pra ter contato com cliente, agora é necessário que o contato seja mais frequente do que antes, é preciso marcar espaço.”

Além disso, existem muitos pontos positivos em relação às vendas online. Nas vendas B2B e principalmente aquelas de caráter mais consultivo, era muito comum o cliente exigir a presença física do consultor comercial para apresentar seus serviços.

Acontece que isso fazia com que a disponibilidade de tempo do consultor fosse reduzida. Em uma cidade grande como São Paulo, por exemplo, ele conseguia fazer cerca de duas visitas por dia, apenas.

Já através do online, é possível aumentar a produtividade. Desse modo, o consultor tem melhor facilidade para conciliar as agendas.

Além disso, o uso de aplicativos para apresentações se tornaram de maior conhecimento. Gerentes e consultores descobriram o quanto essas ferramentas podem ser produtivas e favoráveis no dia a dia.

Diferenças das vendas presenciais para as vendas online

Não podemos negar que a venda presencial propicia uma intimidade maior entre cliente e fornecedor. Ou seja, isso ultrapassa o interesse simples naquele negócio, podendo chegar em indicações de outras oportunidades, por exemplo.

O cafezinho com o cliente e particularidades da empresa, que apenas surgem na sala do cafezinho, é um ponto forte das visitas presenciais. Entretanto, mesmo sabendo que a presença física agrega mais, o custo dela é muito maior.

Por isso, é importante se esforçar nas reuniões online para estabelecer um contato mais amigável. Leandro Ceccato afirma que:

“Perguntar mais sobre a pessoa, compartilhar com ela questões pessoais que são comuns a todos nesse momento de pandemia pode ajudar a compensar o distanciamento físico.”

Ferramenta para manter a alta performance em vendas mesmo durante a pandemia

Como já falamos nesse texto, as vendas online ganham quando o assunto é produtividade. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário que o vendedor possa contar com uma ferramenta completa, que seja feita para otimizar processos e garantir a alta performance em vendas.

Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.

Alguns dos recurso do SMark CRM são:

  • Gestão do funil de vendas por regional;
  • Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
  • Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
  • Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
  • Fluxos automatizados de Go-no-Go;
  • Lembretes diários de followups e visitas;
  • Integração das equipes de agendamento com os consultores;
  • Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa.


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

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