Existem diferenças para contratar em meio à crise econômica?

Vivemos um período conturbado. Não são necessárias muitas explicações acerca disso, basta ter consciência de o que acontece no país atualmente. Com isso em mente, é notório que a primeira metade de 2016 nos reservou uma série de desafios a serem contornados. E, com a crise política e econômica, é preciso avaliar aspectos relativos ao gerenciamento de recursos humanos nas empresas. Um deles está abordado a seguir e diz respeito a contratação de novos colaboradores em momentos delicados para as finanças.

SAIBA MAIS:
::Como abandonar as planilhas e aproveitar ao máximo o uso do CRM.
::Evite prejuízos na área comercial com as ferramentas certas, alerta consultor.

 

Mudar na crise?

“Com crise ou sem crise, o processo de seleção sempre deve ser o mesmo em uma organização”, afirma a consultora de gestão organizacional, Paula Pfeifer. A especialista acredita que não se pode depender da economia para contratar: “a diferença é que, em tempos de crise, as oportunidades para encontrarmos profissionais mais aderentes aos ideais da vaga disponível – e que compartilhem a filosofia da companhia – são mais latentes”.
Por esse motivo, o processo de seleção deve levar em consideração um fator bem importante: assim como a empresa precisa escolher um bom profissional – que se encaixe nas competências da vaga e também nos princípios da companhia –, é importante ressaltar que se está lidando com um ser humano. Por isso, a proposta deve ser benéfica para os dois lados. O candidato também deve ter a possibilidade de escolha. Mas como se faz isso?

Para Paula, quanto mais uma empresa tiver oportunidades de se apresentar para o candidato, melhor pode ser a tomada de decisão para ambos. Apresentar a marca, quais são seus valores, missão e como ela acredita em sua responsabilidade para com a sociedade, são obrigações de quem contrata. A especialista também ressalta que existem quatro pontes entre indivíduos e organizações e que elas estão vinculadas umas com as outras:

Identificação – É quando a pessoa se identifica com a organização, com seus valores e missão. O candidato tem que saber como funciona aquela organização, qual é sua identidade. Isso cria engajamento no possível contratado.

Motivação – Tem a ver com quanto o indivíduo sente-se bem dentro do ambiente organizacional, se ele percebe que pode ser acolhido dentro da organização. É importante deixar claro se sua empresa é aberta às sugestões, se ela estimula o diálogo entre os colaboradores e se escuta suas vozes. Assim, o colaborador terá acolhimento e motivação.

Dedicação – Refere-se à quando o indivíduo se sente competente dentro da empresa. É o momento em que ele é ‘a pessoa certa na hora certa’. “Não adianta colocar uma pessoa numa área comercial se ela não tem as competências especificas para aquele cargo. A ponte da dedicação tem muito a ver em como o colaborador consegue maximizar suas qualidades dentro do trabalho que efetua”, explica Paula.

Segurança – A segurança aparece quando o candidato tem todos os conhecimentos sobre a empresa: as competências necessárias, atividades e desafios que serão apresentados. Dessa forma o candidato tem poder de decisão. ‘Os recursos materiais (tanto remuneração como infraestrutura) que a empresa oferece, são suficientes? ’ Se sim, perfeito. Do contrário, é melhor repensar. Segundo Paula, esse é um fator determinante na visão dos contratados. E que pode ter um preço caro no futuro se não for bem pensado: “Quanto mais saudável e justa essa relação, melhor será a entrega do funcionário. A crise não pode ser vista como uma oportunidade para ganhar mais em cima de uma contratação. Se o modelo de gestão é bem pensado, na crise o diferente é fazer o de sempre”, conclui a consultora.

BAIXE AGORA:
Supere a crise com um Processo de Venda adequado ao seu negócio
Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas |eBook|

Posts Recomendados

Planejamento em vendas
Planejamento em vendas: 5 táticas para acertar o seu.
25 de março de 2024
Em um cenário dinâmico e competitivo como o do mercado atual, o planejamento em vendas emerge como uma peça importante […]
fechamento de vendas
Fechamento de vendas mais ágil com o CRM da Smark: saiba como
13 de março de 2024
Confira 5 maneiras que o CRM da Smark pode te ajudar a potencializar a sua gestão comercial e garantir o […]
Remuneração estratégica na área de vendas
Remuneração estratégica na área de vendas: o que é e 5 motivos para implementar na sua empresa!
5 de março de 2024
Entenda tudo sobre remuneração estratégica na área de vendas e como a remuneração baseada em resultados pode aumentar a motivação […]