Entenda o que é a taxa de conversão e como fazê-la jogar no seu time!

O que é taxa de conversão?

Taxa de conversão é um dos mais importantes indicadores de performance em vendas. Ele mostra o número de vendas comparado ao número de oportunidades que entraram no seu funil de vendas.

Em algumas situações, como por exemplo, nas estratégias de marketing ou para vendas em e-commerce, ele indica o quão eficiente são seus investimentos em aquisição de novos clientes e estratégias de marketing.

A taxa de conversão é obtida a partir da seguinte métrica de vendas: o número de prospects ou oportunidades de vendas dividido pelo número de negócios que efetivamente foram fechados – ou convertidos.

Por que ela é importante para minha equipe comercial?

A taxa de conversão é um dos principais indicadores de venda. É a partir desta taxa que você tem bons dados sobre a produtividade da sua equipe de vendas, índice de satisfação com o atendimento e este é o indicador que será seu argumento para saber sobre o rendimento de cada um.

É tomando esta taxa como base que você saberá o momento de promover um vendedor ou investir em formação para desenvolvê-lo ou mesmo substituí-lo da sua equipe.

Como calcular minha taxa de conversão?

Vendas consultivas  

  1. fixe o período de extração dos dados. Ex: dia, semana, mês atual, etc;
  2. verifique o número de empresas prospectadas, que foram qualificadas e que de fato fecharam a venda no período selecionado  e multiplique por 100;
  3. verifique o número total de prospects trabalhados no período (incluindo os que fecharam e os que não fecharam a compra), e divida pelo resultado do item 2 .

Cálculo: (número de empresas qualificadas que compraram no período x 100) / número de total de prospects trabalhados no período.

E-commerce

  1. fixe o período de extração dos dados. Ex: dia, semana, mês atual, etc;
  2. multiplique o número de pessoas que fizeram uma compra durante determinado período por 100;
  3. divida o resultado pelo número de pessoas que acessaram o site do e-commerce no mesmo período do ítem 2.

Cálculo: (número de pessoas que compraram no período x 100) / número de visitantes do site no período

Como aumentar minha taxa de conversão?

Selecionamos 3 dicas rápidas bem práticas para que você aumente a sua taxa de conversão.

  1. Invista em desenvolvimento da equipe: dica especial para o varejo e comércio de serviços. Você precisa ter uma boa equipe de negociadores e vendedores que sabem atender e gerar valor ao seu produto. Caso contrário, a taxa de conversão vai ser um fracasso.
  2. Acredite na solução que você oferece: se você estiver convencido de que a solução que você oferece é a melhor, ninguém pensará o contrário, pois você terá a mais poderosa arma para convencer até a mais descrente das criaturas: a confiança.
  3. Valorize cada feedback recebido: você vai ouvir muitos comentários sobre o seu produto e sobre o seu trabalho. Valorize tudo o que disserem e use-os para melhorar sempre. Pense o seguinte: todas as opiniões de seus clientes vão ajudar você a melhorar.

Quer saber mais sobre investimento em formação e desenvolvimento de sua equipe? Clique na imagem abaixo para obter GRÁTIS o e-book que preparamos:


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

fechamento de vendas
Fechamento de vendas mais ágil com o CRM da Smark: saiba como
13 de março de 2024
Confira 5 maneiras que o CRM da Smark pode te ajudar a potencializar a sua gestão comercial e garantir o […]
Remuneração estratégica na área de vendas
Remuneração estratégica na área de vendas: o que é e 5 motivos para implementar na sua empresa!
5 de março de 2024
Entenda tudo sobre remuneração estratégica na área de vendas e como a remuneração baseada em resultados pode aumentar a motivação […]
ferramentas para gestão
Ferramentas para gestão de vendas: saiba quais não podem faltar no seu software de CRM!
21 de fevereiro de 2024
Ferramentas para gestão: saiba como aumentar a agilidade e a organização da sua equipe comercial sobre as atividades diárias e […]