CRM para vendas no segmento de T.I: Por que o sistema é um aliado na hora de vender meu software, hardware ou serviço?

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Para ter uma estratégia matadora no comércio de produtos e serviços de tecnologia, você precisa contar com os melhores aliados em estratégia de vendas. Contar com um CRM para vendas no segmento de T.I é uma ótima oportunidade de investimento na melhora dos resultados da venda consultiva, já que conhecer melhor o seu cliente é algo que sempre forja o melhor e mais positivo cenário para ser assertivo na oferta.

Se você pensa como nós, preparamos esse material para você. Depois desta leitura, você terá vários insights para melhorar o seu processo de vendas de soluções e alcançar os melhores resultados.

Vendas consultivas: conhecimento é a base

Além de ter muito conhecimento sobre tecnologia da informação para as discussões técnicas, o gerente de contas precisa ter conhecimento das particularidade de cada um de seus  contatos. Se ele estiver em uma negociação, que geralmente é longa e complexa, sem entender a necessidade do prospect de uma forma muito personalizada para fazer uma proposta adequada às demandas do cliente em potencial, é provável que ele não consiga fechar negócio.

O SMark CRM, ao ser uma importante ferramenta para manter um relacionamento constante com o cliente, permite proximidade o suficiente para entender exatamente quais as necessidades dele diante de um software e quais soluções este sistema pode trazer para a realidade de sua empresa. Todo o seu plano de vendas será baseado em dados. Você terá uma estratégia clara, ao mesmo tempo em que terá subsídio para diagnosticar aquilo que não vai bem.

Monitore a oferta de demonstrações

Caso você seja um desenvolvedor, é prudente que você procure profissionais qualificados de venda. Pois traçar uma estratégia de vendas madura e ancorada em dados concretos é fundamental. Tudo isso deve ser pensado desde o MVP do seu software. Alguns tópicos são importantes demais para o sucesso de sua empresa e, portanto, não podem ficar de fora:

  1. Quais serão seus diferenciais de venda?
  2. Você fará PoC?
  3. E vai ofertar demonstrações durante a apresentação da solução?     

Estas são perguntas que você precisa saber responder. Investindo em uma gestão de relacionamento eficiente, portanto, o retorno em melhoria na estratégia de vendas é garantido. Por quê?!

Estratégia de vendas rigorosamente conduzida

Controlar uma estratégia de vendas parece algo fácil, mas não é. Se você não tem acesso livre aos dados importantes do processo de negociação, precificação e apresentação da solução, fica impossível mantê-lo. O CRM fornece exatidão dos relatórios e dos dados armazenados. Só assim você saberá se está acertando ou errando e o porquê.

O relacionamento com o prospect será próximo

Você receberá alertas por e-mail sobre as ações de venda programadas, já que o CRM faz o controle de tudo isso. Em T.I, o processo comercial tem várias etapas. Então, além de não perder as datas e manter o cronograma em dia, você terá todas as informações organizadas em um banco de dados para consulta prévia e posterior.    

Tenha um histórico de ações de venda para conhecer o cliente

Manter um registro fidedigno e transparente das ações de venda para análise de estratégia da venda consultiva para T.I é indispensável, uma vez que você terá um longo período de negociação. Serão, afinal, vários pontos a serem observados até fechar negócio. Você só saberá para qual caminho seguir se souber quais deles já foram testados e comprovados como eficientes (ou não) para cada cliente.  

O prospect agora é cliente: novas oportunidades surgem

Pode ser que o cliente tenha contratado um sistema para gestão de sua empresa. Agora ou daqui a pouco, ele vai precisar de outras soluções de TI que talvez você mesmo possa fornecer. Se você, no entanto, não contar com o CRM, será difícil identificar essas novas oportunidades que vão garantir um cross-selling no seu cliente.

Quer saber, portanto, mais sobre como usar o CRM para vender no segmento de T.I? Ou quer saber como melhorar seu processo de vendas na área? Clique abaixo para acessar um material exclusivo que preparamos para você.  


A SMark conta com de 20 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

By |2018-04-11T12:15:08+00:00março 29th, 2018|Categories: Blog, CRM|Tags: , , , |Comentários desativados em CRM para vendas no segmento de T.I: Por que o sistema é um aliado na hora de vender meu software, hardware ou serviço?