Caro gestor, as suas reuniões de venda são chatas demais…

Vamos admitir: não é nem um pouco fácil encarar que as suas reuniões de venda são muito chatas. No entanto, reconhecer é o primeiro passo para mudar e aprender a como ter reuniões produtivas.

Acredite, é mais fácil do que você imagina.

Como ter reuniões de venda produtivas: preparando o terreno

Entenda que reuniões não podem se tornar um bicho de sete cabeças. Afinal, elas são de extrema importância para avaliar e acompanhar os indicadores da empresa, além de alinhar a equipe e facilitar a comunicação interna.

Por outro lado, a linha entre reuniões intensas (com qualidade e recheadas de conteúdo relevante) e reuniões maçantes (chatas e com pautas desnecessárias) é muito tênue.

Por isso, é necessário que você preste atenção e siga algumas dicas para preparar o terreno e não cair na armadilha das reuniões de venda chatas.

Reuniões de venda: dicas simples e efetivas para otimizar seus encontros com a equipe

1 – Defina bem a sua pauta

Se a sua empresa utiliza um sistema de CRM, então ela sabe muito bem o que está acontecendo com o time de vendas e a sua performance no mercado.

Consequência? Você saberá pontuar de forma mais assertiva o que deve ser tratado em cada reunião.  

Dessa forma, você convoca reuniões com um propósito e discute uma pauta bem definida.

Do contrário, prepare-se: poucas coisas têm o poder de tornar uma reunião tão maçante quanto a falta de um propósito específico pré-estabelecido.

Aprendendo a desenvolver reuniões de vendas produtivas  

2- Questione-se: vale a pena convocar uma reunião?

Vamos direto ao ponto: além de chatas, as reuniões podem se tornar completamente inúteis. Isso tudo graças a forma como são conduzidas  (às vezes, esse fator conta mais do que o conteúdo).

Para evitar esse tipo de problema, basta fazermos a seguinte pergunta: é necessário convocar uma reunião para discutir determinado assunto? Você irá se surpreender com a resposta.

E, de quebra, simplificar (muito) as reuniões com a sua equipe de vendas.

Como ter reuniões de vendas produtivas: procure sempre direcionar suas ações

3 – Reuniões de venda produtivas resultam em uma ação direcionada

Toda reunião deve culminar numa ação – ou pelo menos toda reunião verdadeiramente assertiva. Mas como saber para qual lado ir ou que decisão tomar se você não tem acesso aos dados e nem faz um acompanhamento por meio de uma plataforma assertiva?

Empresas que utilizam um sistema de CRM não têm esse problema e vão diretamente ao ponto. Afinal, a plataforma coleta, organiza e gere dados sobre o mercado de atuação e sobre os seus clientes.

Sendo assim, temos o CRM como uma forma de centralizar todos os registros de negociações e históricos completos de relacionamento. Nem precisamos dizer o quanto ele facilita a tomada de decisões estratégicas nas reuniões de venda, não é?

4 – Reuniões mais de uma vez por semana. Será?

Não, quantidade de reuniões de venda não equivalem à qualidade. Pelo contrário, isso pode querer dizer que, por falta de preparação e conteúdo, as reuniões não alcançam o nível necessário.

Além disso e como agravante extra, reuniões excessivas consomem todo o tempo de trabalho dos seus colaboradores – e correm um enorme risco de se tornarem cansativas.

Aqui, um sistema de CRM também pode funcionar como uma forma de prevenção a esse excesso. Isso porque, graças às informações do sistema, fica muito mais fácil compartimentalizar os dados e definir uma periodicidade para que os acompanhamentos sejam realizados.

SMark CRM vai transformar suas reuniões em oportunidades!

O SMark CRM é uma ferramenta fundamental para não desperdiçar oportunidades de negócio. Só ele garante que você tem a melhor estratégia comercial para a sua empresa em função dos dados que proporciona.

Aliando inovação com a experiência em vendas e levando a tecnologia para seu setor de vendas, ele vai transformar sua empresa em uma verdadeira máquina comercial. Clique aqui e saiba mais.


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado e trabalha para ser o parceiro ideal na implementação da sua estratégia comercial, gerando conhecimento, inovação e tecnologia. Nossa missão é levar eficiência E GESTÃO para o seu setor de vendas. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.  

Posts Recomendados

processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]
Planejamento em vendas
Planejamento em vendas: 5 táticas para acertar o seu.
25 de março de 2024
Em um cenário dinâmico e competitivo como o do mercado atual, o planejamento em vendas emerge como uma peça importante […]