5 formas de gerar mais leads sem elevar os custos de prospecção

//5 formas de gerar mais leads sem elevar os custos de prospecção

Por quê gerar leads é fundamental?

A geração de leads pode ser descrita como a captação de potenciais compradores para uma empresa. Ela é fundamental para que o processo de vendas siga avançando, ou seja, quanto mais potenciais clientes os vendedores encontrarem, é possível maiores chances de eles fecharem novos negócios.

Em tempos de baixo consumo como este que o Brasil está vivendo, a concorrência tende a aumentar e os leads ficam mais escassos. Logo, é preciso lançar mão de estratégias novas para encontrar novas oportunidades de vendas.

1. Use o marketing digital para chegar ao seu público-alvo com rapidez

Com a escalada da internet como um meio de informação que assume protagonismo nos últimos dias, empresas que conseguem montar estratégias e ações de marketing online também tendem a atrair mais leads.

Não importa a natureza do seu negócio, é impossível que ele sobreviva sem uma boa presença digital. Você precisa ter um bom site, atuar nas redes sociais, investir em anúncios online, entre outras táticas.

E o melhor é que na web, você pode utilizar inúmeras ferramentas que façam com que as mensagens da sua empresa cheguem ao público certo na hora certa. O poder de segmentação e a rapidez de interação proporcionada pelo ambiente digital vem mudando a forma com que as marcas atingem seus clientes e públicos de interesse significantemente.

Para isso, é importante que marketing e vendas atuem de forma integrada.

2. Publique seus casos de sucesso para aumentar a credibilidade da empresa

Empresas B2B têm também a produção e publicação de casos de sucesso como uma excelente maneira de atrair novos leads. Ao contar de que forma o seu negócio conseguiu resolver problemas de outras empresas, você está implicitamente fazendo com que seus leads se identifiquem e fiquem curiosos para conhecer os produtos e serviços que você oferece.

Monte publicações que contem os desafios que seus clientes tinham antes de procurar a sua empresa e os resultados obtidos depois que a parceria foi firmada. Publique esses relatos em seu site, em publicações especializadas (sites, revistas, jornais etc.), redes sociais etc.

3. Crie um programa de indicação de novos clientes

Outra forma relativamente barata de atrair novos leads é montando um programa de indicação de novos clientes. Funciona assim: você fornece alguma recompensa para que seus clientes atuais indiquem novos consumidores que possam se interessar por seus produtos e serviços.

Certifique-se de criar um bom regulamento, com regras claras; pense em uma recompensa bem atraente (descontos na próxima compra, brindes etc.), e apresente aos seus clientes ativos.

4. Crie uma campanha de incentivo para a equipe de vendas

Normalmente, as campanhas de incentivo só premiam as vendas. Que tal incluir também a geração de leads como um esforço a ser premiado?

Ao incluir a geração de novas oportunidades nas ações de incentivo, sua empresa demonstra ao time comercial que captar leads também é importante e que os vendedores que este trabalho também merece ser reconhecido. Em médio e longo prazo, a cultura de captação de potenciais clientes passa a ser incorporada pelos profissionais e o funil de vendas nunca para de receber novos contatos. Logicamente, é possível também, que isso tenda a elevar o fechamento de novos pedidos.

5. Use a tecnologia para gerenciar estrategicamente os leads

Por fim, um fator que não pode ser deixado de lado é o gerenciamento estratégico dos leads captados. De nada adianta receber vários e-mails com sinalização de interesse se os contatos ficam esquecidos e não são tratados pela equipe de prospecção.

Use um bom CRM para cadastrar os contatos dos leads e disparar ações de contato e relacionamento. Certifique-se de que a solução seja incorporada pelo time comercial e que as pessoas estão dando andamento nas ações para transformar oportunidades em vendas!

Como está a estratégia de geração de leads na sua operação comercial? Você gostou dessas dicas? Deixe seu comentário!


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.
By |2018-11-22T17:18:56-03:00junho 5th, 2017|Categories: Atrair Clientes|Tags: , , , , , , , , , , |Comentários desativados em 5 formas de gerar mais leads sem elevar os custos de prospecção