É possível?

Como aumentar as vendas é uma das perguntas que os gestores comerciais se fazem constantemente. Afinal, a expansão de mercado e o aumento da lucratividade são as principais cobranças.

Agora, como fazer isso sem precisar contratar novos vendedores? Como vencer o desafio de vender mais sem aumentar os gastos com folha de pagamento?

Continue lendo. Neste artigo, você vai ver algumas dicas que poderão ajudá-lo nesta empreitada!

Como aumentar as vendas: treine melhor sua equipe a seguir seu processo comercial

Não tem como aumentar as vendas com um time que possui vícios ou que está em descompasso com o que a concorrência vem fazendo.

Investir em treinamento fundamentado em um processo de venda específico para os vendedores que já fazem parte da força de vendas é fundamental e vale a pena. Isso faz com que os profissionais se mantenham alinhados com os objetivos do negócio e façam as vendas alavancarem.

O ideal é que o passo a passo do funil de vendas da empresa nunca seja esquecido pelos vendedores. Dessa forma, além de manter todos “falando a mesma língua”, é possível receber feedbacks dos profissionais para ajustar as práticas e seguir avançando na estratégia.

Potencialize a venda para a carteira de clientes já conquistada

Prospectar é muito importante, nunca vai deixar de ser. Agora, para vender mais sem gastar muito dinheiro é importante dar uma atenção especial aos clientes já conquistadosaumentar o ticket médio

Instigar os vendedores a pensar em como aumentar as vendas para a carteira ativa é fundamental. Uma boa maneira de fazer isso é reunindo os profissionais para levantar quais são as dificuldades que eles têm de inserir novos produtos/serviços na hora de fechar pedidos. Outra boa tática é ajudá-los a potencializar o relacionamento com os clientes.

Crie campanhas de incentivo para valorizar os esforços dos vendedores

Salário e comissões podem não ser suficientes para criar uma competitividade saudável que potencialize as vendas. Não é em vão que muitas empresas criam campanhas de incentivo.

As campanhas de incentivo costumam ser realizadas por períodos, com premiações específicas e com um tom motivacional. Aliás, motivar é palavra de ordem em vendas. Certifique-se de que suas campanhas realmente ofereçam um “gás” extra, que motivem os profissionais a ter um desempenho maior.

Melhore a gestão de desempenho dos vendedores

Uma gestão mais estratégica de desempenho também pode fazer com que os vendedores produzam mais e melhor. Para isso, sempre é preciso ter indicadores bem definidos, monitorá-los e cobrar dos profissionais que estejam sempre alinhados à estratégia.

aumentar vendas

Invista em tecnologia para facilitar o trabalho dos vendedores

Há inúmeras facilidades que a tecnologia pode trazer para seu time de vendas. E isso pode potencializar os resultados. Um vendedor que conta com uma boa ferramenta de CRM, por exemplo, consegue ser muito mais eficiente e fecha mais vendas. Não adianta ter vários vendedores trabalhando sem um processo de venda que possa ser monitorado por indicadores em tempo real.

Use ferramentas de TI que ajudem os profissionais a automatizar as atividades burocráticas e ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: vender mais!

 

O que você achou dessas dicas de como aumentar as vendas sem precisar contratar mais vendedores? Deixe seu comentário!


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.