Volnei Garcia é diretor da Cedem Consultoria e Educação Empresarial

Fazer especialização é manter-se atualizado e apto para empreender

Foi-se o tempo em que ter diploma, criatividade e espírito empreendedor eram suficientes para obter sucesso profissional. Essa ideia errada se confirma, muitas vezes, da pior maneira: na prática, quando alguém abre uma empresa e percebe que o mercado é mais complexo do que se imagina.

Por que isso acontece? Por que a graduação em um curso superior não é mais garantia de estabilidade e segurança? De acordo com o consultor e diretor da Cedem Consultoria e Educação Empresarial, Volnei Pereira Garcia, empreender significa estar disposto a assumir riscos. Para o especialista, as principais dificuldades estão no ambiente de negócios, que é caracterizado pela incerteza, pelo excesso de burocracia e por uma cultura na qual quem é bem-sucedido – ao invés de ser valorizado – é visto como vilão.

Outro motivo apontado por Garcia é o de que ter terceiro grau completo não garante que um profissional esteja alinhado às necessidades do mercado: “Há um gap entre a academia e o mundo empresarial, pois o conhecimento é altamente perecível e as pessoas precisam constantemente renová-lo para não se tornarem obsoletas”, analisa Garcia.

É preciso, ainda, levar em consideração que, cada vez mais, a tecnologia afeta as companhias, seja em relação a produtos e serviços em si – com a concorrência naturalmente batalhando pela competitividade – ou em comparação às ferramentas de gestão, que podem fazer a diferença na produtividade de um colaborador.

Especializar-se para crescer profissionalmente

É nesse espaço de concorrência selvagem que pesa um fator importante: o de manter-se atualizado. Garcia ressalta que investir em uma especialização, como uma pós-graduação, é um passo importante para que se tenha capacidade de adotar uma visão sistêmica à sua gestão: “O profissional se apropria de conhecimentos nas várias disciplinas da gestão que lhe permitem discutir temas das várias áreas com uma base de massa crítica que se torna um diferencial para a tomada de decisão, para a compreensão do mercado, do contexto organizacional e para liderar esquipes”.

Fator decisivo para quem busca investir na pós-graduação, reforça Garcia, é que o programa de especialização desperta o senso de autoconhecimento e ajuda os participantes a compreenderem a necessidade de assumir o domínio de suas carreiras. “O professor tem um papel importante neste sentido, propondo conteúdos e facilitando o aprendizado. Porém, ele atua especialmente como estimulador da troca de experiências entre os alunos, fazendo com que a pós-graduação tenha aplicabilidade na prática e não apenas na produção acadêmica”, conclui o consultor.

Posts Recomendados

Convenção Técnica Unimed
Convenção Técnica Unimed: Smark apresenta soluções em CRM para saúde
14 de agosto de 2025
A Smark esteve presente na Convenção Técnica Unimed, evento que reuniu profissionais de diversas áreas e marcou a comemoração dos[...]
resumo de oportunidades
Resumo de Oportunidades: Smark CRM lança novo recurso com IA para agilizar negociações
7 de agosto de 2025
Um avanço que transforma dados complexos em insights claros e estratégicos, ajudando equipes de vendas e pós-vendas a tomar decisões[...]
Smark BI
Smark BI: CRM e BI integrados para decisões mais inteligentes em vendas
31 de julho de 2025
A Smark lança o Smark BI, um módulo que une CRM e Business Intelligence em uma única plataforma. Pensado especialmente[...]