Você, vendedor de planos de saúde: já perdeu noites pensando em como abordar clientes para vender mais e alcançar seus resultados?

Não é segredo para ninguém que o sonho de todo o vendedor é ouvir o desejado SIM sem precisar se desdobrar em mil estratégias. No entanto, existem algumas dicas simples de abordagem que podem ajudar você a entrar em contato com o seu cliente em potencial e conseguir fechar a venda.

Vendedor de planos de saúde: dicas para abordar o cliente e fechar mais vendas

Vender plano de saúde conhecendo o seu público-alvo

Acredite, esse é o principal erro dos vendedores de planos de saúde. Muitos não se dão ao trabalho de estudar as características do seu público-alvo e, assim, têm inúmeros problemas na hora de fechar vendas.

Afinal, como ter empatia com um público que você mal conhece? E sabemos que empatia é essencial na hora de colocar em prática seus conhecimentos sobre vendas consultivas…

Dessa forma, você corre o risco de deixar de abordar a real dor do cliente. Sem isso, o cliente não verá o valor do serviço que você está vendendo. Em outras palavras: uma venda a menos!

Venda o que o cliente precisa

Outro erro cometido é não vender o que o cliente realmente precisa. Sim, esse tópico conversa diretamente com o que expomos acima, sobre vendedores de planos de saúde não conhecerem o seu público-alvo. Como saber o que alguém precisa se não sabemos nada sobre esse alguém?

Sendo assim, trate de empatizar com o seu cliente, conhecer suas necessidades e oferecer os serviços que mais se encaixam na vida dele. Nada de tentar vender coisas extras e que não fazem sentido, ok?

Essa prática pode até ser vantajosa a curto prazo, mas o cliente irá perceber uma hora ou outra.

Vença o bloqueio causado pelo medo e insegurança de ouvir um “não”

Ao sentir medo, insegurança, vergonha ou timidez ao abordar um cliente pela primeira vez, na verdade, você está perdendo vendas.

Esses sentimentos geram um bloqueio em você que te impede de vender, simplesmente porque tem medo e insegurança de ouvir um “não”.

Você se sente assim por não saber o que o cliente vai falar, como ele vai reagir, ou por não confiar em seu produto ou serviço.

Nunca acredite no primeiro “não” do cliente. Muitas vezes é uma resposta automática, por ele não ter confiado o suficiente em você ou em seu produto ou serviço. Se você logo de cara, ao abordar um cliente pela primeira vez, receber um “não”, não desanime.

Como o SMark CRM ajuda na venda de planos de saúde?

O uso de um CRM de vendas pode ser decisivo para alavancar resultados na hora de vender planos de saúde. No entanto, sua utilidade não termina por aí.

Afinal, as vendas também se fazem acompanhando constantemente os métodos e comportamento dos vendedores. Em outras palavras: é preciso ter um processo de vendas claro e um bom monitoramento de desempenho para se ter sucesso.

Com o SMark CRM, você consegue exercer esse controle de equipe e muito mais. Ele ainda permite que você tenha acesso a:

  • Oportunidades em aberto;
  • Gestão completa do pós-venda;
  • Funil de vendas de vendedores;
  • Taxas de conversão em cada fase;
  • Relatórios com indicadores;
  • Histórico completo de ações de venda;

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa. 


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.