A importância do setor de vendas é assunto recorrente aqui no blog da SMark. E deve seguir assim. Exagero? Não! É preciso lembrar que a área em questão é o coração da empresa. E isso não somos nós que estamos dizendo, é o palestrante especialista em treinamentos de atendimento, motivação, vendas e liderança André Silva. Por isso colocar sua marca na preferência dos consumidores é essencial.

Experiente no ramo, o especialista sabe os desafios de conseguir profissionais gabaritados para o segmento. Há dez anos, André dedica-se exclusivamente a carreira de palestras e já capacitou mais de 80 mil profissionais de clientes renomados. Além de ter participado dos principais eventos de vendas da América Latina e ser colunista da Revista Venda Mais.

Coloque sua marca na preferência dos consumidores

Do planejamento ao pós-venda, André Silva tem a real noção da importância de todo o conjunto de ações para a eficácia dos resultados corporativos e para fazer com que os vendedores trabalhem com paixão, entusiasmo e saibam realizar, enfim, o desejo dos seus clientes.

Por isso, ele dá algumas dicas de como selecionar um profissional de vendas e colocar sua marca na preferência dos consumidores na entrevista a seguir.

Entender seu cliente é essencial para se fazer boas vendas, alerta especialista

Seu funcionário é parte do sucesso da empresa: mantenha-o atualizado e engajado!

Qual considera o papel e a importância da equipe de vendas dentro de uma empresa?

Andre Silva – A equipe de vendas é o coração de uma empresa, nada pode acontecer se os produtos/serviços não forem comercializados. A empresa precisa da equipe comercial para interagir com o mercado, entender as necessidades dos clientes e posicionar a sua marca na preferência dos seus consumidores.

Qual cuidado se deve ter na hora de contratar profissionais para esta área?

Andre SilvaDefinir o perfil com antecedência, colocar por escrito para visualizar e, principalmente, não contratar com urgência. É fundamental, no entanto, alinhar o perfil da vaga com os valores da empresa.

Que tipo de perfil de profissional costuma ser eficiente neste setor?

Andre Silva – Para ser mais assertivo na contratação é importante verificar os diferenciais do principal vendedor da empresa. Pois tentar contratar alguém parecido com ele pode ser uma boa. Essa ação, portanto, vai deixar mais próximo de um acerto na contratação.

Em contrapartida, qual perfil de profissional deve-se evitar na área de vendas?

Andre Silva – Profissionais com vícios de empregos anteriores, que estejam procurando facilidades e que não queiram se esforçar para construir uma carreira na empresa. Vendedores que pensam em dinheiro e deixam de focar nos seus clientes é um perfil que deve ser evitado.

Qual a melhor maneira para um gestor de vendas se relacionar com sua equipe?

Andre Silva – Conhecer os motivos que fazem os seus vendedores levantarem da cama, motivar de uma forma personalizada cada um deles. Também usar o poder do reconhecimento para elogiar e valorizar o time é importante. Para tanto, acompanhar no campo os vendedores para fazer ajustes, mostrar que está junto em todo processo e dar feedback individual mostrando pontos fortes e a serem melhorados. Além, é claro, de ter comprometimento com a verdade e lealdade.


Você também pode se interessar por:

>> Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora

>> Supere a crise com um Processo de Venda adequado ao seu negócio

>> Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.