Defina a missão, visão e valores da sua empresa

Definir bem os conceitos de missão, visão e valores é essencial, pois eles têm relação direta com bom posicionamento de mercado.

Quase todo empresário já se fez a recorrente pergunta: “que princípios irão orientar o planejamento estratégico de minha empresa?”. Nesse aspecto, é importante destacarmos, portanto, a tríade missão, visão e valores. Dentro do conceito de liderança compartilhada, esses três aspectos são fundamentais e devem ser compreendidos pelos colaboradores.

É preciso que todos na empresa tenham consciência de o que ela faz, como faz e por que faz. Isso, entretanto, representa a identidade organizacional de uma companhia. Para completar, a trinca de concepções deve motivar sua equipe e, desse modo, mostrar ao mercado que a empresa tem um rumo. Deixar claro, no entanto, que ela tem princípios que segue à risca e garantem a qualidade da entrega final. Mas o que cada um desses itens quer dizer, realmente?

Missão

Afinal, qual a vocação do seu negócio? A missão de uma empresa é uma união fiel dos propósitos que a corporação acredita e a quem ela vai servir. Portanto, para definir a missão você precisa responder:

  •  Qual a razão de existência da empresa?
  •  O que ela faz?
  •  Para quem?

A missão deve comunicar de forma clara e objetiva o que as três questões representam. E para reflexão, fica o questionamento: quais princípios vão nortear a organização da empresa e dos colaboradores frente ao trabalho?

Visão

Como você imagina sua empresa daqui 10 ou 20 anos? A visão nada mais é do que a resposta para a clássica pergunta ‘o que você quer para o futuro?‘. Ela reflete um ideal que deve sempre ser buscado pelos esforços da equipe e com alocações de recursos. Precisa ser uma definição ‘pé no chão’, não adianta pensar em um futuro incrível e propor resultados inalcançáveis.

Valores

Quais são os seus princípios? Os valores ajudam a definir regras básicas de comportamento e atitudes de sua equipe. Eles serão o pilar da moral e da ética na empresa e devem guiar os trabalhos na execução dos planos de missão e visão. Os valores de uma organização também dão uma base às formas de relacionamento dos colaboradores entre si e frente aos clientes, fornecedores e público.

É importante frisar que se faz necessário compartilhar essas pretensões de missão, visão e valores com seus consumidores, parceiros e fornecedores. Somente assim eles saberão como sua empresa atua no mercado.

 

BAIXE AGORA:
Supere a crise com um Processo de Venda adequado ao seu negócio
Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas |eBook|


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.