Exercer liderança não é apenas dar ordens e comandar. Antes de chefiar, é preciso dar exemplo dentro da empresa, mostrar a maneira mais adequada de se fazer tarefas, de se lidar com situações distintas e, até, de como se portar.

Ao exercer a liderança dê sempre o melhor exemplo

Gestores, como um gerente comercial ou de vendas, devem estar sempre atentos a seus próprios comportamentos e atitudes. 

Para tanto, é preciso separar o lado pessoal do profissional. Como antes de ser um administrador existe um ser humano, afinal, a tarefa de atuar na área comercial não é das mais simples.

“Antes de sermos profissionais, somos pessoas. E como separar, no entanto, a figura humana da do gerente comercial no ambiente de trabalho?” questiona o executivo de Vendas e Marketing Robinson Tomaschitz.

A reflexão consciente proporciona sabedoria para que se consiga conduzir uma equipe levando em conta os efeitos nas pessoas. Principalmente, se ele está alinhado ou não com o que a organização espera dele”, destaca .

Ser muito rigoroso ou demasiado compreensivo?

Uma das questões que mais afligem líderes, entretanto, é sobre como trabalhar o nível de exigência que será aplicado aos colaboradores.

O comportamento mais adequado dependerá em qual nível de maturidade e alinhamento sua equipe se encontra naquele momento. Pois quanto mais alinhada ela estiver, menos intervenções serão necessárias”, pontua Tomaschitz.

Liderança: como agir para melhorar o rendimento de sua equipe

Entretanto, se dosar a cobrança exige uma análise do relacionamento com o time, há comportamentos que devem ser evitados em qualquer contexto. Entre eles, brincadeiras e atitudes impulsivas, que, geralmente, acabam afetando o rendimento dos colaboradores.

A conclusão, contudo, é que se precisa de cuidado e autoconhecimento para gerir pessoas. Por isso, pedimos para Tomaschitz que listasse algumas dicas de comportamento para administrar com mais eficiência uma equipe.

5 dicas de liderança

  • Liderança diferenciada: focar no respeito às pessoas, às regras e aos procedimentos da organização.
  • Ética e responsabilidade: são essenciais junto à organização e equipe no atingimento das metas.
  • Pró-atividade na execução das ações: são necessárias ao bom andamento para o resultado da equipe.
  • Resiliência: ter maturidade parar superar e lidar com as adversidades da vida.
  • Relacionamento interpessoal: ter um bom posicionamento com todos.

E você, gestor, acha que está preparado para liderar?


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