Como o gestor pode inspirar o time de vendas para elevar os resultados

//Como o gestor pode inspirar o time de vendas para elevar os resultados

O momento delicado da economia brasileira, juntamente com a alta concorrência que se estabeleceu nos últimos anos, tem feito com que os gestores de vendas passem a ter um enorme trabalho para incentivar sua equipe a atingir as metas. Inspirar o time de vendas para elevar os resultados da sua empresa é fundamental.

A boa notícia é que um time bem motivado pode surpreender mesmo em um ambiente pouco favorável. Cabe ao gestor comercial, portanto, o desafio de inspirar o time de vendas.

Como fazer isso? Nós temos algumas pistas que queremos mostrá-las a você neste artigo. Acompanhe!

Conheça seus vendedores a fundo

Você não pode liderar pessoas que não conhece. Passe a observar melhor cada vendedor, verifique de que forma eles trabalham, analise quais são seus pontos fortes e fracos.

Não tenha medo de se aproximar e tirar suas dúvidas em relação a forma dos profissionais agirem, mostre-se interessado neles. Você vai ver que os feedbacks começarão a surgir e assim você estabelecerá uma relação de confiança.

Trabalhe para que o ambiente de trabalho seja agradável

Mesmo que você atue com equipes remotas, o ambiente de trabalho deve ser agradável e prazeroso aos vendedores. Sem isso, eles tendem a desanimar e a apresentar resultados aquém do esperado.

Seja um mediador de conflitos, proporcione organização no escritório ou no ambiente virtual utilizado pelas pessoas (softwares, aplicativos etc.). Com uma sensação de agradabilidade, o trabalho dos profissionais tende ser mais prazeroso e isso se reflete nos números que eles apresentam ao final do mês.

Estabeleça metas realistas

É óbvio que o seu trabalho é escalar os resultados da empresa, vender sempre mais. Mas se você realmente quer que seu time tenha motivação para seguir avançando, não caia na tentação de definir metas inatingíveis.

Leve em consideração o planejamento estratégico da empresa, mas também não deixe de observar o cenário macroeconômico do país, os comportamentos dos consumidores, as sazonalidades dos produtos e/ou serviços que sua empresa produz.

Desenvolva para inspirar seu time de vendas

Invista em capacitação, treinamento e motivação dos seus vendedores. Procure trazer novidades, novas práticas, técnicas e métodos.

Também é interessante investir em ferramentas e equipamentos para facilitar o trabalho burocrático e dar mais tempo para que os profissionais se dediquem ao relacionamento com prospects e clientes.

Comemore os resultados

Não seja o líder de vendas que acredita que o fechamento de negócios “não é mais do que obrigação” dos vendedores. Comemore cade resultado, pois isso é uma forma de incentivar as pessoas a fazerem mais e melhores. Busque uma forma de inspirar o time de vendas.

Os vendedores gostam de ser percebidos pela liderança, também gostam do reconhecimento do time. Então, não deixe de comemorar cada venda. Você pode juntar tudo e comemorar no final de uma semana, por exemplo.

Use a tecnologia a favor do seu time

Por fim, um conselho que está sendo adotado pelas empresas com melhor desempenho em vendas e ganho de mercado: adote a tecnologia!

Quanto mais equipada tecnologicamente sua equipe estiver, mais ela vai se organizar, se comunicar e controlar custos, agenda etc.

Que tal usar um CRM para proporcionar aos seus vendedores uma organização em nível profissional? Saiba que além de melhorar o dia a dia do time, você também poderá definir métricas e indicadores de resultado que o ajudarão a ter uma gestão mais inteligente e proativa.

O que você achou dessas dicas? Você já se considera um líder inspirador? Deixe seu comentário!


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

By |2018-03-07T18:16:07-03:00abril 2nd, 2017|Categories: Motivação de Vendas|Tags: |Comentários desativados em Como o gestor pode inspirar o time de vendas para elevar os resultados