gestor de vendas melhor com CRM

Entenda como um CRM pode te ajudar a ser um gestor de vendas melhor

É uma reflexão que poucos gestores de vendas têm ao pensar na ferramenta, mas, sim, é possível ser um gestor de vendas melhor com CRM. Às vezes estão tão focados em aumentar as vendas e melhorar a produtividade da equipe que acabam não lembrando que a sua própria forma de dirigir a operação pode mudar radicalmente, para melhor.

A ferramenta pode transformar a rotina de gestão e colaborar para que a carreira de um gestor seja melhorada. E é isso que vamos provar neste artigo. Continue lendo para entender!

Como ser um gestor de vendas melhor com CRM

Um bom CRM te torna um líder livre para viajar sem preocupações

A mobilidade que uma ferramenta de CRM oferece dá ao gestor a facilidade de não precisar estar 100% do tempo entre as quatro paredes do escritório.

Você pode viajar e continuar acompanhando os indicadores de onde quer que você esteja, desde que conectado à web. Assim, se achar que é necessário, pode acionar os vendedores e auxiliares para uma conversa ao detectar alguma falha no processo.

É claro, para isso, sua equipe deve estar comprometida a alimentar a plataforma em tempo real e detalhar as informações. Só assim é possível ser um gestor de vendas melhor com CRM.

Facilita a implementação de métodos e boas práticas

A automatização fornecida pelo CRM é ideal para você aplicar métodos e boas práticas à rotina da sua equipe. Isso é um divisor de águas, especialmente para quem tem equipe remota, com dificuldades de comunicação em tempo real ou metodologias não unificadas.

Te ajuda a fomentar a colaboração na sua equipe

Bons gestores hoje são aqueles que conseguem engajar e, ao mesmo tempo, fazer com que seus liderados colaborem entre si.

Ao concentrar rotinas nos parâmetros da ferramenta, você pode fazer com que os profissionais auxiliam nos processos. Por exemplo, ao sair de férias, um vendedor pode solicitar que outro faça contato com um prospect que está quase fechando negócio. Ao invés de mandar um e-mail, ele pode designar um evento para o colega e agendar o dia e o horário da reunião ou ligação telefônica.

Te dá tempo para uma atuação mais consultiva e analítica

Com indicadores sendo alimentados em tempo real, você consegue extrair da ferramenta os indicadores ideais para mensurar resultados.

Ao invés de pedir que cada vendedor mande um report de suas atividades, por exemplo, basta gerar você mesmo este relatório. Com os dados em mãos, pode traçar metas, pensar em planos de ação, corrigir falhas etc.

Fornece mais indicadores para você aplicar a meritocracia

Mais do que a observação de um líder, os números podem ajudar bastante na hora de fazer gestão de desempenho. Uma boa plataforma de CRM fornece dados sobre como os profissionais estão trazendo resultados.

Com isso, você conseguirá premiar os vendedores que vendem mais, incentivar melhor a prospecção, ter certeza de que o time de marketing está tomando decisões baseados em informações reais etc.

Viu como é possível e viável ser um gestor de vendas melhor com CRM?

Você já conta com um software de CRM? Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário abaixo!


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]