Gerenciar bem sua equipe de vendas é como treinar um time de futebol de sucesso

/, Gestão de Vendas/Gerenciar bem sua equipe de vendas é como treinar um time de futebol de sucesso

É isso mesmo, gerenciar bem sua equipe de vendas é como treinar um time de futebol de sucesso. Sabe por quê? O time de vendas de uma empresa é o núcleo que parte para o ataque na tentativa de manter os clientes já existentes interessados em seu produto. São eles, também, que vão à luta para emplacar novos gols. Quer dizer, leads.

Gerenciar bem sua equipe de vendas

Em razão disso, é preciso que os profissionais do setor passem por um processo de recrutamento criterioso. Além disso, exige que os selecionados tenham acesso a ferramentas necessárias para obter êxito nos negócios.

Além disso, é preciso manter os vendedores sempre bem treinados – com programas de atualização e informações –, gratificar os mais eficientes e preparar melhor os que, com frequência, acertam a trave na hora de apresentar bons resultados.

Foco, determinação e trabalho em grupo

De fato, impossível se fazer isso sem um controle sistemático – algo bem diferente de restringir a liberdade do funcionário – ou na ausência de um gerente atento a todos os lances do plantel que comanda.

Contudo, ampliar o placar de vendas em uma empresa tem exigências similares as de um time que corre atrás da vitória: foco, determinação e trabalho em grupo.

Sob a supervisão do ‘professor’ – no caso, o responsável por administrar o departamento de vendas –, que deve estar, no entanto, sempre a par da carteira de clientes de quem está na rua, da agenda diária do time, do histórico de relacionamentos e das propostas em avaliação.

A seguir, um esquema tático que irá facilitar cada jogada do processo de vendas:

O controle das atividades aumenta a produtividade

Planeje o cronograma de cada dia de trabalho para que os vendedores tenham como programar melhor os atendimentos. Dessa forma, fica mais fácil mapear o caminho do gol (rotas, horários, itinerários, melhor horário para fazer contato etc). Com esse planejamento, a produtividade tende a aumentar.

Com as atividades agendadas, o grupo sabe, de antemão, o que precisa fazer. Isso poupa tempo, que pode ser usado para converter mais vendas, e evita que compromissos sejam esquecidos.

Além disso, faz com que o gestor esteja sempre ciente das atribuições de seus colaboradores. Isso evita, por exemplo, sobrecarga de trabalho ou que algum oportunista fique de molho na grande área à espera de uma boa oportunidade.

Administre os atendimentos

Marcação cerrada aqui! Quando houver compradores que demandam atenção especial, tenha cuidado para direcioná-los aos vendedores com especialidade em determinados produtos ou serviços. Agir dessa maneira evita embolar o meio de campo entre vendedores que disputam o cliente. Assim como quando ele já é registrado no departamento comercial e está sob responsabilidade de quem o atendeu pela primeira vez.

Fique atento ao fluxo de negócios, aos prazos e aos fechamentos

Gerenciar bem sua equipe de vendas e suas atividades faz com que saiba quais contratos foram fechados, quais estão próximos disso e, consequentemente, qual previsão futura de caixa. Pode-se, ainda, bolar estratégias pontuais ou atendimentos personalizados para convencer algum possível comprador em dúvida. Outra vantagem, portanto, é ter dados que possibilitem dar suporte aos vendedores em momentos decisivos.

Avalie o desempenho da equipe

Saber o que se passa com os vendedores e com o que eles estão se envolvendo simplifica a análise de desempenho. Com essas informações, entretanto, fica mais fácil prever gratificações. Afinal, saberá quem tem emitido mais propostas, quem tem mais sucesso nos fechamentos e quem que está realmente empenhado.

E aí, viu como gerenciar bem sua equipe de vendas tem muito de como é treinar um time de futebol de sucesso? Como você anda gerenciando o seu time? Compartilhe com a gente.


Baixe agora:
Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

By |2018-04-05T11:08:32-03:00junho 28th, 2016|Categories: Blog, Gestão de Vendas|Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , |Comentários desativados em Gerenciar bem sua equipe de vendas é como treinar um time de futebol de sucesso