CRM será diferencial na recuperação das empresas de facilities no pós-pandemia

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Mesmo com a crise econômica causada pela COVID-19, é necessário pensar em um plano de ação para a recuperação das empresas de facilities no pós-pandemia

O impacto negativo nos negócios é uma realidade para a maior parte dos setores da economia. No entanto, existem alguns pontos de atenção em relação às empresas de facilities que devem ser levados em consideração.

Nesse sentido, o uso de um CRM, sem dúvidas, será um diferencial na recuperação dessas empresas. O post abaixo tem as empresas de facilities como foco, mas pode ser relacionado a empresas de todos os segmentos, que precisam se recuperar após a crise. Acompanhe!

Recuperação das empresas de facilities

Definitivamente, o mundo mudou em vários aspectos, inclusive naqueles considerados mais corriqueiros, como o ato de ir trabalhar todos os dias ou frequentar as aulas da faculdade.

Com a chegada da pandemia, grandes prédios comerciais simplesmente fecharam do dia para a noite, literalmente. Instituições de ensino, que antes funcionavam presencialmente, precisavam adaptar as presas com aulas a distância.

Começava então, o “novo normal”. Nesse contexto, as empresas de facilities que eram responsáveis pela manutenção desses espaços, começaram a perder clientes atrás de clientes.

Entretanto, no decorrer da pandemia, alguns desses espaços estavam sendo ocupados novamente de maneira gradual, foi então que se viu a importância dos serviços de facilities nesse momento.

Cuidados com manutenção e limpeza nunca foram tão importantes em uma pandemia. Ainda assim, esse processo é gradual e a recuperação das empresas de facilities ainda precisará de muita atenção.

Empresas de facilities no pós-pandemia

Como mencionamos anteriormente, aos poucos as pessoas começam a perceber a importância dos serviços de facilities também dentro do cenário atual. Assim, tudo indica que teremos um mercado aquecido e uma forte recuperação dessas empresas no pós-pandemia.

Porém, sabemos que a venda de um contrato de facilities, normalmente, envolve um relacionamento de longo prazo. Ou seja, é muito importante que essas empresas tenham uma gestão extremamente eficiente de todo o relacionamento com os leads.

Segundo Leandro Ceccato, especialista em vendas consultivas e CEO da SMark:

“É preciso estar atento em relação às novas oportunidades no mercado, ficar de olho naquele contrato que será encerrado daqui um ano e ter em mente que a relação deve ser construída mesmo no período de retração.”

Por isso, tenha em mente que é necessário construir esse relacionamento para o futuro, tanto daqui 6 meses, quanto daqui 1 ou 2 anos.

O CRM será um diferencial nessa recuperação

Nesse sentido, não existe nada melhor do que utilizar um CRM como ferramenta para construir essa relação.

Segundo Leandro Ceccato:

“Se o gestor de vendas conseguir ter eficiência no volume e na qualidade dos negócios, monitorando tudo que a sua equipe faz e os contratos que as empresa tem com os concorrentes, ele terá mais chances de, no momento certo, abordar o cliente e conseguir fechar negócio.”

Ou seja, é a partir de uma relação muito bem construída com aquele potencial cliente, que o vendedor terá chances muito maiores de venda.

Desse modo, para melhorar as vendas das empresas de facilities no pós-pandemia, o trabalho deve começar agora. Por isso, mesmo quando as portas estão fechadas, o relacionamento precisa continuar sendo construído, pois estamos falando sobre vendas de longo prazo.

Por isso, o CRM é tão importante, com ele a equipe de vendas consegue gerenciar e armazenar todos os contatos que já foram feitos com o lead, percebendo quais são os negócios que mais valem a pena seguir investindo no relacionamento.

Bônus: de olho nas oportunidades imediatas e na retenção de contratos

Outro ponto importante que deve ser mencionado diz respeito ao momento atual, afinal, algumas empresas estão trocando o fornecedor por custo benefício.

Nesse sentido, o CRM ajuda os vendedores a monitorar esses clientes, justamente para conseguir aproveitar essas oportunidades que surgem de uma hora pra outra.

Já para as empresas que não querem perder os contratos que já existem, trabalhar bem a retenção desses clientes é fundamental.

O SMark CRM, por exemplo, armazena informações relevantes sobre seu cliente, principalmente o histórico completo de ações de relacionamento. Contar com esse histórico facilita o seu trabalho a partir do momento em que você precisa melhorar a sua taxa de retenção.

Além disso, ao possibilitar o acompanhamento de indicadores, ele é um forte aliado para o monitoramento do churn. Isso o torna uma ferramenta indispensável de pós-venda e monitoramento de satisfação do cliente.

Um ótimo case de sucesso é a empresa Vivante, que já teve excelentes resultados em vendas trabalhando com o SMark CRM e agora adotou, também, as soluções para pós-vendas, tudo para ter mais eficiência em todas as fases dos seus negócios.

Afinal, por que SMark CRM é ideal para melhorar o seu processo comercial? 

Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.

Estes são alguns dos recurso do SMark CRM:

  • Gestão do funil de vendas por regional;
  • Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
  • Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
  • Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
  • Fluxos automatizados de Go-no-Go;
  • Lembretes diários de follow ups e visitas;
  • Integração das equipes de agendamento com os consultores;
  • Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.

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A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.    

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