Como conduzir o barco rumo ao sucesso?

Nunca esqueça: o gerente de vendas é quem está à frente dos vendedores de sua empresa. Ele é como o timoneiro de uma embarcação. Por isso, se não tiver noção dos rumos que deve tomar e da maneira como conduzir o barco rumo ao sucesso, corre-se o risco de afundar. E ninguém quer ver os negócios naufragarem, ainda mais em tempos de crise. Por isso, o profissional da área tem de ser alguém gabaritado para ocupar a função com eficiência e excelência, para que se navegue com tranquilidade mesmo quando as ondas do mercado variam tempestuosamente.

Portanto, tenha o cuidado de identificar algumas características no perfil do quem vai ocupar a função de gerente de vendas. Entre elas:

Competitividade

Sim, é preciso ter veia competitiva para coordenar um grupo de vendedores. Só assim haverá busca incessante por vencer e superar desafios para gerar uma receita maior. Além disso, essa impetuosidade para alcançar o sucesso tende a ser contagiosa e estimular o restante da equipe.

Confiança e firmeza em seus valores

Atuar como gerente de vendas pode gerar situações em que exista conflito de interesses. Por isso, é necessário contar com um colaborador confiável e ético, que tenha condições de balancear os interesses da empresa e do cliente em situações difíceis e que exijam tomada de decisões mais enérgicas – como deixa de fazer uma venda, por exemplo.

gerente de vendas

Agregador

O gerente de vendas tem de ter a consciência de que faz parte de uma equipe. Ele deve ser educado e gentil, além de ter uma boa aceitação entre seus colaboradores. Também é importante que esteja disposto a usar a própria experiência para ajudar os colegas e que seja paciente para entendê-los.

Resiliente sob pressão

Atingir – e superar – metas pode ser estafante. Ainda mais se isso não depende apenas de você, mas de um grupo. Some-se aí outras responsabilidades com as quais se precisa lidar frequentemente e temos um potencial de estresse alto. Então, atente para que o gerente de vendas seja capaz de lidar com pressões internas e externas de maneira sagaz.

Obstinado e comprometido

Por último, mas não menos importante, o gerente de vendas deve ser dedicado ao máximo. Vestir a camisa da empresa e batalhar por seus objetivos com convicção.


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.