Afinal, o que é um CRM e como posso melhorar as vendas com ele?

Organização é um processo que exige dedicação, disciplina e planejamento. Colocar a ‘casa em dia’ não é para os fracos, e também não vai ocorrer da noite para o dia. Logo, é preciso que o desejo de ordenação torne-se um hábito, uma ação rotineira, não um fardo com o qual se deve aprender a conviver.

Saiba Mais:
::: “CRM é informação, informação é poder”; Conheça boas práticas que o SMarkCRM trouxe para uma líder mundial
::: Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas
::: Supere a crise com um Processo de Venda adequado ao seu negócio

Em nível pessoal, lidando-se apenas contra a própria falta disciplina, a tarefa já é complexa. No caso de empresas, que trabalham com diversos colaboradores, o grau de dificuldade é ainda maior. Some-se aí a necessidade em atender bem aos clientes e oferecer-lhes um tratamento personalizado – o mínimo esperado de uma marca que pretende ter bom posicionamento no mercado em tempos tão competitivos.

Pronto, caso não exista disciplina, tem-se um cenário perfeito para que a confusão se instaure.

É para lidar melhor com situações assim que, em meados dos anos 80, criou-se Customer Relationship Management (CRM), que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português. O objetivo era – e é – mapear (e entender) consumidores já existentes e encontrar possíveis novos.

Trata-se de uma abordagem, um processo que coloca o cliente como foco principal nos trâmites de negócio (ao invés dos próprios produtos) para tentar antecipar suas demandas e atendê-las de maneira eficiente e ágil. Mas, também pode ser uma ferramenta usada para coletar e armazenar informações sobre clientes, facilitando o cruzamento dos dados e, consequentemente, a tomada de decisões.

É esse conceito que nos interessa aqui. Consideremos o CRM “uma ferramenta voltada para o processo de foco no cliente, aquisição, transação, atendimento, retenção e construção de relacionamento de longo prazo”.

Foi a partir dos anos 2000, com a chegada de softwares mais acessíveis, que a tecnologia ganhou força. Hoje, é praticamente inviável trabalhar com vendas – seja de produto ou de serviços – sem usar uma ferramenta do tipo.

No Brasil, um dos sistemas de CRM de mais expressividade é o da SMark. Trabalhando com uma plataforma simples e intuitiva, a ferramenta baseia-se no conceito Software as a Service (SaaS, Software como Serviço, em português), que não demanda investimentos em infraestrutura (como servidores e bancos de dados, por exemplo) e tem o custo proporcional a sua utilização.

Além disso, pode funcionar integrado com outros sistemas tais como ERPs, e-mail, site da empresa. Com ele, pode-se acompanhar o funil de vendas, fazer análises estatísticas, acessar históricos de contatos, previsões, controlar vendas e pós-vendas, acompanhar metas e oportunidades e ainda gerenciar as tarefas da equipe.

Tudo isso, de maneira simplificada e sem mistérios. Basta ter um computador com internet. Se houver vontade de aprimorar e ampliar os negócios, o CRM da SMark será um eficiente instrumento para operacionalizar esses desejos.

Posts Recomendados

pós-vendas estratégico
Pós-vendas estratégico: como aumentar o LTV e reduzir o churn
19 de junho de 2025
Muitas empresas concentram seus esforços em atrair novos clientes, mas esquecem que o verdadeiro crescimento sustentável está em reter e[...]
previsibilidade de vendas
Previsibilidade de vendas: CRM para transformar dados em decisões assertivas
12 de junho de 2025
Se você trabalha na área comercial, sabe o quão frustrante pode ser fechar o mês sem entender por que os[...]
Produtividade comercial
Produtividade comercial: dicas para times de alta performance
5 de junho de 2025
Produtividade comercial é um dos termos mais falados em reuniões de diretoria e planejamentos trimestrais. No entanto, na prática, é[...]