Nós temos escutado de vários clientes que o ano de 2018 está difícil! Eles dizem estar tendo vários problemas em virtude do calendário agitado pautando a atenção dos brasileiros e ficam se perguntando “Como fazer meu setor comercial não parar?”.  

Economia fica estagnada

Em momentos como Copa do Mundo do futebol ou eleições  presidenciais, a mobilização das pessoas é massiva em torno destes assuntos. Nós sabemos que isso significa estagnação para a economia: bancos fechados e restante do comércio sem funcionar faz o capital girar de forma um tanto mais lenta…

Tudo isso é, portanto, um balde de água fria para o setor comercial de qualquer empresa. A dúvida de nossos clientes de como fazer o setor comercial não parar, apesar de tudo, reflete a preocupação de muitos gestores comerciais.

E o pior de tudo é que, periodicamente, este episódio vai se repetir no Brasil.

Como não deixar a peteca cair?

 

  • Mantenha sua equipe motivada

 

Entenda que uma equipe que trabalha motivada e feliz vai atrás daquilo que é impossível. Eles superam obstáculos e sua produtividade é muito maior do que qualquer evento que distraia as pessoas do consumo.

Bons vendedores que atuam com entrega e entusiasmo são parte do segredo para saber como fazer seu setor comercial não parar em momentos de instabilidade.

 

  • Instigue a capacidade analítica e estratégica

 

Sua equipe (e você) precisam ser capazes de analisar e pensar estrategicamente. Porque quando você tem um cenário não tão favorável assim, as justificativas para adotar estratégia de vendas x ou y precisam ser sólidas.

Desta forma, para saber como fazer seu setor comercial não parar, observe o cenário, observe as tendências, revise suas metas e resultados.  

  • Invista em relacionamento com o cliente

 

O relacionamento com o cliente é a melhor forma de manter uma carteira de prospects ativa e saudável. Vamos supor que você tem um relacionamento próximo com determinada empresa e sabe que, na semana das eleições presidenciais, haverá uma demanda específica e, portanto, vai precisar contratar um adicional de serviço.

Quem terá mais sucesso? O seu concorrente, que não faz a menor ideia do que está acontecendo? Ou você, já que sabe desta informação?

 

  • Invista em fidelização e retenção de clientes

 

A fidelização é o coringa em momentos de instabilidade econômica no comércio de serviços.

Se você conta com uma boa carteira de clientes fidelizados, você consegue garantir um pouco de previsibilidade da sua receita, além de reduzir gastos com prospecção: algo extremamente prudente em momentos de incerteza.

 

  • Monitore suas métricas e indicadores

 

Mantenha um olho no trabalho e o outro nas métricas. Calcule os indicadores semanalmente, para garantir que você será capaz de prever prejuízo a tempo de evitá-lo, caso aconteça.

Indicadores são ótimos conselheiros em momentos de crise e queda de circulação de capital.

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Se você quer conhecer uma solução completa para o setor comercial da sua empresa, que reúna um maior controle de ações de venda, estratégia e acompanhamento de indicadores, você deveria baixar o material que preparamos para você. É só clicar abaixo, preencher um formulário com os seus dados de contato e baixar. É GRÁTIS!retenção de clientes


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