7 passos para entender como pensam seus clientes e vender mais

//7 passos para entender como pensam seus clientes e vender mais

Entender como pensam seus clientes é uma excelente maneira de oferecer o que eles realmente querem, aumentando assim as chances de vender mais. É por essa razão que saber como possíveis compradores pensam irá facilitar seu trabalho. Já que o dom da adivinhação ainda não é um recurso ao qual humanos possam recorrer, pode-se usar a ciência como aliada para compreender o pensamento dos consumidores.

Entenda como pensam seus clientes e venda mais

O neuromarkating, por exemplo, é uma alternativa interessante para isso. A prática busca atingir o subconsciente das pessoas de maneira objetiva, mas sem lavagem cerebral. O objetivo é detectar como raciocina, toma decisões e sente o ser humano. Algumas marcas já utilizam essa prática para estimular o público por meio de engajamento emocional com base em emoção, memória e atenção. Entenda como isso é possível em 7 passos.

—-> Já pensou que os clientes podem estar comprando pouco porque não recebem a atenção que merecem (e exigem)?

Necessidades tem de ser sanadas

Pesquisas comprovam que papo de vendedor nem sempre é eficientes. Esse é o motivo pelo qual deve-se focar esforços em mostrar o que seu produto ou serviço pode fazer pelo cliente em vez de despejar um monte de informações secundárias. Para o público, é mais interessante saber que um eletrodoméstico não vai quebrar se cair no chão do que o fato de ele ser feito com os materiais mais resistentes disponíveis no mercado.

A narrativa é importante

Não basta só querer vender, é preciso conquistar o consumidor. E contar relatos tocantes é uma boa opção de como se fazer isso. Por quê? Porque pessoas costumam lembrar de histórias interessantes. Não tenha receio de abrir o coração!

Mostre o que tem de ser visto

Talvez não seja novidade, mas nem todos sabem: o ser humano assimila mais facilmente imagens do que discursos, escritos ou falados. É aquela máxima: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Logo, sempre tenha use algum atrativo em seus anúncios e postagens em redes sociais.

Toque as pessoas

Não no sentido literal da expressão, mas de uma maneira sentimental. Transmitir uma mensagem que tenha apelo afetivo é interessante, desde que não haja exagero e falsidade. Seja verdadeiro, isso vai ajudar.

Visão além do alcance

Humanos consideram muito o apelo visual na hora de consumir. Não apenas do que será comprado, mas de tudo o que envolve a aquisição. Por isso, é bom manter seu local de trabalho sempre caprichado, assim como dar atenção para o aspecto do seu site e redes sociais. Isso certamente influenciará quem passar por esses espaços, físicos ou virtuais.

Do corpo à mente

Quem trata diretamente com o público precisa cuidar a forma de se expressar corporalmente. Quando estiver atendendo alguém, dedique atenção, olho direto nos olhos, não fique procurando alternativas para desviar a visão. Evite demonstrar fadiga ou falta de vontade. Seja cortês e identifique comportamentos do cliente que você possa reproduzir. Assim, ele tende a ficar mais desinibido.

Atente aos sinais

A maneira que uma pessoa se comporta diz muito sobre ela. Então, fique antenado em como seu cliente age, pois seus movimentos e postura podem indicar caminhos para facilitar o diálogo. Detectar o humor de quem busca algo para comprar e agir de acordo com esse temperamento gera uma aproximação, uma comunicação mais efetiva.

Então, você sabe como pensam seus clientes?

Veja Também:

::: Missão, visão e valores dizem muito sobre uma empresa. Entenda por quê.

::: Seu funcionário é parte do sucesso da empresa: mantenha-o atualizado e engajado!


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

By |2018-03-26T10:06:02-03:00setembro 1st, 2016|Categories: Blog|Tags: , , , , , , , , , , , , |Comentários desativados em 7 passos para entender como pensam seus clientes e vender mais