Num cenário em que a eficiência comercial e a agressividade da concorrência não param de crescer, muitos líderes comerciais estão quebrando a cabeça para aumentar o ticket médio de seus clientes.

No entanto, a história já nos mostrou que as dificuldades são sempre sinônimos de oportunidade.

Se fazer com que seus clientes façam pedidos com valores a cima da média que costumam comprar, chegou ao artigo certo.

Aqui vamos refletir sobre algumas táticas para que isso aconteça, apesar das adversidades macroeconômicas.

Continue lendo para entender!

 

aumentar o ticket médio

 

1. Treine seus vendedores para oferecerem produtos complementares

A carteira de clientes costuma ser vista pelos profissionais de vendas com um certo conforto.

Na ânsia de conquistar novos consumidores, é natural que aqueles que já são fiéis sejam deixados um pouco de lado pela força de vendas – eles sempre voltam e sempre compram.

Mas se a tática é fazer pedidos com maior margens de lucros maiores.

É muito importante trabalhar com ênfase na venda de produtos que complementam o que já vem sendo adquirido.

Chamar a equipe comercial para conversar a respeito disso e até fazer um treinamento formal costuma dar bons resultados.

 

2. Conte com a tecnologia para registrar e mensurar o ticket médio de seus clientes

Para trabalhar o ticket médio de uma forma mais estratégica, é importante que os vendedores tenham um histórico das compras de cada cliente.

Uma boa ferramenta de CRM pode ajudar nisso, pois, dentre outras funcionalidades, é possível registrar nessa solução tecnológica todos os detalhes dos pedidos e do relacionamento com o mercado.

— Leia também: Como um software de CRM pode melhorar a produtividade dos vendedores?

 

2. Coloque o aumento do ticket médio entre os indicadores de desempenho do time de vendas

É muito claro que os vendedores tendem a se esforçar mais para cumprir metas que estão documentadas e que serão cobradas.

Logo, inserir o crescimento do ticket médio entre os indicadores de desempenho individual e coletivo pode ser muito útil.

O ideal é mensurar o ticket médio de cada conjunto de clientes atendido por cada vendedor e estabelecer prazos para que ele seja aumentado.

Recompensar o alcance dessa meta também pode surtir bons efeitos.

— Leia também: Mantenha seu time inspirado e batendo metas.

 

3. Lance ofertas com descontos progressivos conforme o volume de compras

Já para que os clientes se sintam motivados a adquirir um volume maior de itens ou contratar mais serviços, é interessante criar um esquema de descontos progressivos.

Calcule a margem de lucro que sua empresa obterá em cada item e veja o percentual de descontos que poderá dar conforme o valor dos pedidos.

Ofertar melhores condições de pagamentos e até frete grátis também costuma funcionar.

Em seguida, crie uma maneira de comunicar isso aos consumidores, seja por meio dos vendedores, seja em comunicados via e-mail e até outras formas de propaganda.

 

4. Dê brindes para os clientes que atingirem um determinado volume de compras

É impressionante como entra ano sai ano e os consumidores continuam amando receber brindes.

Que tal usar isso ao seu favor na estratégia de aumentar o ticket médio?

Essa tática pode dar um pouco mais de trabalho, afinal, é preciso pensar em brindes realmente bons para cada perfil de clientes.

Mas, pode valer muito a pena.

Tenha cuidado para não “mal acostumar” seus clientes, trabalhe com a chamada “lei da escassez”;

Demonstre claramente que se trata de uma ação especial, pois assim você criará um senso de urgência e facilitará a decisão de aumento no volume dos pedidos.

Que tal, o que você tem feito para aumentar o ticket médio dos seus clientes?

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