outbound marketing

Outbound marketing: o que é e como auxilia nas vendas da sua empresa

Talvez você nunca tenha ouvido a expressão “outbound marketing”. Mas, com certeza, já passou por outdoors na saída da cidade, assistiu aos comerciais durante a novela e deparou-se com diversos anúncios no seu jornal favorito.

Isso tudo é outbound marketing!

Como funciona essa técnica? E qual a diferença entre outbound e inbound marketing? Este artigo é para você tirar essas e outras dúvidas! Vamos te ajudar a compreender o mundo das estratégias de marketing – área tão importante para vendas. Confira!

O que é outbound marketing?

Outbound marketing, ou “marketing de saída”, refere-se a qualquer tipo de marketing em que uma empresa inicia a conversa com o público. Trata-se de um método mais tradicional em relação ao inbound marketing.

Veja alguns exemplos:

  • comerciais de TV;
  • anúncios de rádio;
  • anúncios impressos em jornais, revistas, folhetos, catálogos, etc;
  • feiras;
  • seminários;
  • entre outros.

Outbound x inbound marketing

O outbound marketing funciona de forma oposta ao inbound marketing. Nesta última modalidade, os clientes buscam a sua empresa quando precisam dos seus produtos ou serviços. 

Conheça alguns exemplos de inbound marketing:

  • marketing de conteúdo;
  • blogposts (como esse!);
  • SEO;
  • e e-mail marketing. 

Além disso, a publicidade de pesquisa paga nas redes sociais também é considerada inbound marketing. Isso porque seus anúncios só aparecem quando as pessoas estão pesquisando produtos ou serviços relacionados ao que você oferece.

No entanto, uma publicidade paga em um outdoor é outbound marketing, porque o público não está escolhendo vê-la ou buscando por esse conteúdo.

Desafios do outbound marketing

Trabalhar somente com estratégias de outbound marketing ainda é muito comum em diversas empresas. Porém, a tradição nunca deve ficar no caminho da adaptação às mudanças nas tendências de marketing e do próprio público. 

Conheça alguns dos problemas mais comuns que empresas enfrentam com o outbound marketing:

  • Dificuldade em acompanhar o retorno do investimento (ROI);
  • Técnicas de bloqueio crescentes (lista de chamadas, filtros de spam, etc);
  • E custos altos com rendimento baixo.

Ou seja, o inbound marketing surgiu como uma alternativa mais fácil de rastrear, com um ROI mais alto e custos gerais mais baixos do que o outbound marketing. 

Isso significa que o outbound marketing está ultrapassado?

Não, de forma alguma!

Apesar do inbound marketing estar assumindo um papel protagonista nas empresas de diferentes segmentos, é importante ter em mente que ele funciona de forma ainda mais eficaz quando aliado ao outbound marketing. 

A chave para uma ótima estratégia é criar um conteúdo excelente que também possa ser promovido por meio de táticas de outbound. 

Assim, você terá um bom acervo de conteúdo relevante em todas as suas plataformas. Além disso, seu público poderá encontrar o seu negócio de forma orgânica, por meio de pesquisa, além da forma tradicional.

Afinal, sempre há clientes nos quais a sua empresa pode chegar com mais facilidade através de um anúncio na TV do que por meio de e-books disponibilizados no blog da sua empresa. É tudo uma questão de definir a melhor estratégia para o seu público-alvo!

De olho nas tendências de marketing

O perfil do consumidor muda a cada ano que passa conforme novas pessoas ganham poder de compra, novos CEOs assumem direções de empresas e novas formas de pensar e de comprar vêm à tona.

Se no marketing tudo é sobre estratégia, é necessário encontrar o equilíbrio entre o que funciona e o melhor custo-benefício. Por isso, é imprescindível estar atento às tendências.

Então, vamos conhecer algumas das mais importantes!

+Agilidade

Apostar em ferramentas de automação vem sendo um sucesso entre empresas de diferentes portes e segmentos nos últimos anos. 

Com essa tecnologia, é possível tornar as ações e o dia a dia da sua equipe mais eficientes, além de ajudar a focar no público certo.

Segundo estudo da emailmonday, mais de 50% das empresas já utilizam a automação para melhorar os seus resultados.

+Integração

O trabalho em conjunto está em alta!

A integração das áreas de vendas, marketing, produto e outras – por meio de um bom sistema de CRM – proporciona maior agilidade aos processos, aumentando o desempenho da sua equipe e melhorando todo o fluxo de trabalho.

Além disso, fica mais fácil para o gestor administrar o volume de informações vindos de diferentes plataformas, podendo uni-las em um único lugar para analisá-las todas juntas. Essa é uma característica importante em um mundo cada vez mais data driven.

Saiba mais sobre a importância da integração de sistemas 

+Propósito

O lucro é essencial a qualquer empresa, mas contar com um propósito de marca ajuda na comunicação. Essa é uma tendência de mercado apontada pela Deloitte em relatório de 2022.

Logo, é preciso repensar todo o processo e a cultura das empresas, desde o produto até o engajamento dos funcionários e da comunidade. Para isso, contar com ferramentas que auxiliem na gestão de equipes pode fazer uma grande diferença!

Descubra como um sistema de CRM ajuda na gestão do seu time, mesmo em home office

Automação, integração e trabalho em equipe é com Smark CRM

O Smark CRM é a solução completa para vendas e pós-vendas, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar. Ou seja, tudo feito sob medida para facilitar o acesso e a organização de equipes, contratos e oportunidades.

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com o Smark CRM, você consegue:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Também é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Tudo isso em uma plataforma intuitiva e fácil de entender, garantindo o melhor uso pela sua equipe comercial!

Agora, é a sua vez!

A sua empresa ainda não trabalha com automação no marketing e no funil de vendas? O seu CRM não foi feito sob medida para a área comercial? 

E faltam recursos importantes de integração com outras plataformas que poderiam elevar o trabalho da sua equipe ao próximo nível?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

 

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