como desenvolver uma estratégia de atendimento ao cliente vencedora

Como desenvolver uma estratégia vencedora de atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é hoje um dos processos mais críticos dentro do comercial. Isso porque os consumidores estão valorizando cada vez mais a experiência que têm com seus fornecedores.

De acordo com uma pesquisa da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% dos consumidores brasileiros considera o bom atendimento o fator mais importante na hora de decidir por uma compra. Mais relevante até do que o preço e qualidade do produto ou serviço.

Por outro lado, o Brasil é um dos países com pior avaliação neste quesito no mundo. A Zendesk realizou um estudo no qual constatou que estamos entre os cinco piores, à frente apenas de Bélgica, Turquia, África do Sul e Emirados Árabes.

Diante desta realidade, o que você tem feito para potencializar o atendimento ao seu cliente? Já parou para pensar que uma estratégia de vendas vencedora precisa ter o atendimento como prioridade?

Nós pensamos e te apresentaremos algumas dicas para implementar melhorias hoje mesmo. Acompanhe!

Conheça seu cliente intimamente para atendê-lo bem

Não dá mais para supormos que conhecemos o público-alvo e sabemos o que ele quer. É preciso realmente conhecê-lo intimamente, pois a concorrência hoje está a um clique e o novo consumidor está mais exigente e mais bem informado.

O mais interessante é que hoje, com a tecnologia digital, não é mais preciso fazer longas pesquisas de campo. A melhor maneira de fazer isso é realizar entrevistas via internet ou coletar dados de redes sociais e outros canais digitais. São nesses locais que os usuários expõem seus padrões de comportamento e suas necessidades.

Marketing e vendas devem se unir nesta abordagem para discutir previamente o que é preciso saber sobre os clientes e traçar uma ação para ir em busca das informações. Desse modo será possível ter uma estratégia de atendimento ao cliente.

Prepare sua equipe para um atendimento ao cliente de primeira qualidade

Não descole o SAC da área comercial. Ensine sua equipe de atendimento a perceber que o pós-venda e as consultas para tirar dúvidas também fazem parte da venda.

Faça com que os seus atendentes também vistam a camisa do comercial e trabalhem sempre para conquistar e fidelizar clientes. Quanto mais satisfeitos, mais os consumidores irão confiar na marca. Além disso, maiores serão as chances deles seguirem comprando e recomendando sua empresa.

Dê ferramentas para seu time potencializar o atendimento

Tanto os vendedores quanto os atendentes do SAC precisam ter ferramentas tecnológicas para guardar históricos, ter acesso rápido às informações, registrar ocorrências etc.

Não dá mais para trabalhar com planilhas de Excel. O melhor caminho é um software de CRM, que é uma ferramenta preparada para potencializar os resultados de vendas e relacionamento com o mercado.

Assim, ao mesmo tempo em que você facilita os processos para seus colaboradores, consegue mensurar resultados extraindo relatórios baseados em indicadores pré-definidos (número de reclamações, devoluções, dúvidas frequentes etc.).

Tenha uma boa estratégia de CRM

Entenda que CRM não é apenas um software. Precisa ser uma estratégia na sua empresa. Estamos falando de gestão de relacionamento com o cliente.

O software vêm para ser a ferramenta que viabiliza essa estratégia, organiza os processos e facilita o dia a dia de vendedores e atendentes de SAC.

Neste plano de ação, inclua metas de quantidade de atendimento, nível de satisfação dos clientes, número de reclamações revertidas em vendas, boa avaliação do consumidor etc. Crie indicadores para medir esses resultados. Só assim você estará gerando uma cultura do bom relacionamento com clientes.

Como o atendimento ao cliente é tratado na sua empresa? Você gostou dessas dicas? Deixe seu comentário!


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]