Constantemente as equipes comerciais estão pensando em como atrair clientes novos. Só assim é possível obter a expansão de mercado e atingir as metas da empresa.
A concorrência não para de avançar, os consumidores estão cada dia mais exigentes, o mercado requer inovações…
Há uma série de desafios a serem vencidos para que as vendas aumentem.
Agora, você já parou para pensar em como uma estratégia de automatização de vendas pode ajudar seu time comercial a conquistar novos clientes?
Nós já.
E resolvemos trazer algumas dicas para você.
Continue lendo para entender!
Como atrair clientes novos de maneira automatizada: escolha um bom CRM
A automatização, como o próprio termo sugere, nada mais é do que a utilização de metodologias e ferramentas tecnológicas para tornar os processos mecanizados.
Falamos em automatização comercial quando uma sequência lógica de processos é desenhada e parametrizada em um bom sistema.
Uma solução de CRM é muito boa para isso. Com ela, é possível agilizar as atividades que normalmente são feitas manualmente, padronizar e garantir qualidade na operação de vendas.
Aqui estão os processos que podem e devem ser automatizados por meio de um bom software de CRM:
- geração de propostas comerciais;
- controle de tarefas;
- colaboração entre os membros da equipe;
- gestão da operação;
- relatórios gerenciais etc.
Na prática, o CRM é usado para liberar o time de tarefas burocráticas, bem como para dar ao gestor uma atuação mais analítica.
Dados e informações sempre atualizadas e disponíveis tornam toda a operação mais inteligente, produtiva e eficiente.
— Leia também: Como escolher um bom sistema de automação comercial.
Integre o CRM a um software de automação de marketing
Na dinâmica de mercado atual, está cada vez mais difícil pensar em como atrair clientes novos sem que marketing e vendas atuem de maneira integrada.
Muitos especialistas, inclusive, aconselham que esses dois departamentos se tornem um só. Assim, a inteligência competitiva do marketing pode alimentar a força de vendas, e se alimentar dela, para alcançar novos clientes com mais rapidez e acelerar o fechamento dos negócios.
Uma boa maneira de fazer isso é contar com a integração do CRM a uma solução de automação comercial.
→ Para entender melhor, confira as principais vantagens da integração do SMark CRM com o RD Station.
Desenvolva a cultura da automatização comercial na sua força de vendas
Digamos que a automatização comercial é 50% ancorada na tecnologia.
Os outros 50% dependem de como o time de vendas utiliza as ferramentas e também de uma visão menos “tradicional” da operação.
Cabe ao gestor de vendas fomentar a cultura da automatização em sua equipe.
Afinal, os profissionais estão acostumados a trabalhar com pouca tecnologia e, naturalmente, serão um pouco resistentes a ela no início.
É preciso, por exemplo, convencer os profissionais a atualizar sempre as informações no CRM; usar métricas e indicadores de desempenho para cobrar resultados, avaliar constantemente os processos (alterá-los sempre que necessário) etc.
A automatização comercial já é uma realidade na sua empresa? Você gostou das nossas dicas de como atrair clientes novos usando a tecnologia? Deixe seu comentário!