Gerente comercial: como agir para melhorar o rendimento de sua equipe

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Dê sempre o melhor exemplo

Liderar não é apenas dar ordens e comandar. Antes de chefiar, é preciso dar exemplo dentro da empresa, mostrar a maneira mais adequada de se fazer tarefas, de se lidar com situações distintas e, até, de como se portar. Logo, gestores, como um gerente comercial ou de vendas, devem estar sempre atentos a seus próprios comportamentos e atitudes. Para tanto, é preciso separar o lado pessoal do profissional. Como antes de ser um administrador existe um ser humano, afinal, a tarefa de atuar na área comercial não é das mais simples.

“Antes de sermos profissionais, somos pessoas. E como separar, no entanto, a figura humana da do gerente comercial no ambiente de trabalho? A reflexão consciente proporciona sabedoria para que se consiga conduzir uma equipe levando em conta os efeitos nas pessoas. Principalmente, se ele está alinhado ou não com o que a organização espera dele”, destaca o executivo de Vendas e Marketing Robinson Tomaschitz.

Uma das questões que mais afligem gerentes comerciais, entretanto, é sobre como trabalhar o nível de exigência que será aplicado aos colaboradores. Ser muito rigoroso ou demasiado compreensivo, por exemplo?
O comportamento mais adequado dependerá em qual nível de maturidade e alinhamento sua equipe se encontra naquele momento. Pois quanto mais alinhada ela estiver, menos intervenções serão necessárias”, pontua Tomaschitz.

gerente comercial

Entretanto, se dosar a cobrança exige uma análise do relacionamento com o time, há comportamentos que devem ser evitados em qualquer contexto. Entre eles, brincadeiras e atitudes impulsivas, que, geralmente, acabam afetando o rendimento dos colaboradores.

A conclusão, contudo, é que se precisa de cuidado e autoconhecimento para gerir pessoas. Por isso, pedimos para Tomaschitz que listasse 5 dicas de comportamento para administrar com mais eficiência uma equipe.

Eis o que ele sugeriu:

Liderança diferenciada

Focar no respeito às pessoas, às regras e aos procedimentos da organização.

Ética e responsabilidade

São essenciais junto à organização e equipe no atingimento das metas.

Pró-atividade na execução das ações

São necessárias ao bom andamento para o resultado da equipe.

Resiliência

Ter maturidade parar superar e lidar com as adversidades da vida.

Relacionamento interpessoal

Ter um bom posicionamento com todos.

 

E você, gestor, acha que está preparado?


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By |2018-10-30T16:18:55-03:00setembro 15th, 2016|Categories: Blog, Gestão de Vendas, Motivação de Vendas|Tags: , , , , , , , , , , , , |Comentários desativados em Gerente comercial: como agir para melhorar o rendimento de sua equipe