Como escolher um bom sistema de automação comercial

Como escolher um bom sistema de automação comercial

Existe um sistema de automação comercial ideal?

A resposta é não. O que existe é a solução mais aderente às necessidades de cada empresa.

O software deve proporcionar o máximo de automatização dos processos, reduzindo a necessidade de intervenção humana, portanto, toda a operação passa a ser facilitada dando aos vendedores e gestores mais tempo para se dedicar ao ganho de mercado. 

Neste artigo, vamos apontar alguns fatores que devem ser considerado na hora de escolher um bom sistema de automação comercial.

O que é um sistema de automação comercial?

A automação comercial, como o próprio nome sugere, diz respeito à aplicação de métodos e ferramentas tecnológicas, ou seja, um software que torna os processos de venda e ganho de mercado mecanizados. 

Dentro deste conceito, o objetivo é agilizar atividades que normalmente são feitas de forma manual. Assim, ganha-se em produtividade e também em eficiência.

Quando falamos em um sistema de automação comercial, estamos falando de uma solução onde é possível parametrizar atividades e torná-las sequencialmente automatizadas

Normalmente, no departamento comercial de uma empresa, o sistema utilizado para este fim é o CRM. Com um bom CRM, atividades manuais, tais como controle de agenda, envio de propostas, alertas de ofertas, geração de relatórios, acompanhamento de indicadores etc. podem ser totalmente automatizadas. 

E isso, além de proporcionar mais conforto aos vendedores também garante aos gestores que a qualidade da operação será padronizada e garantida.

Como escolher um bom sistema de automação comercial

O que considerar na hora de escolher um sistema de automação comercial

Dito isso, vamos a alguns critérios que todo gestor de vendas deve considerar na hora de escolher um software de automação comercial:

Saiba quais processos quer automatizar

Antes mesmo de sair a campo para buscar o sistema, o gestor deve saber que atividades quer ou pode automatizar. É bem verdade que isso pode ser descoberto juntamente com o fornecedor do sistema. No entanto, ter essa consciência previamente pode tornar o trabalho mais ágil e eficiente. 

Em geral, é aconselhável automatizar os processos: geração automatizada das propostas comerciais, controle de chamados/SAC, gestão dos processos de pós-venda, gestão de metas, gestão de indicadores de performance dos vendedores, integração com ferramentas de automação de marketing, controle de agendas dos vendedores.

Capte depoimentos dos fornecedores que você está avaliando

Com o avanço da computação em nuvem, há uma miríade de empresas desenvolvedoras de software ofertando seus produtos e serviços. Está mais difícil separar o joio do trigo. 

Logo, é interessante selecionar os fornecedores já reconhecidos pelo mercado para fazer uma avaliação. Selecionando dois ou três potenciais fornecedores, é possível ganhar tempo nas avaliações e evitar uma escolha errada. 

Uma boa dica é procurar fornecedores que podem dar um atendimento personalizado, fazendo uma demonstração, tendo certeza que a solução será aderente às suas necessidades.

Converse com empresas que já utilizam o software que você está avaliando

Conhecer cases de sucesso do sistema de automação comercial que você está avaliando ajuda a ter uma melhor visão de como será seu relacionamento com o fornecedor. Veja se as qualidades técnicas anunciadas são realmente possíveis.

Entenda como é o relacionamento do fornecedor com seus clientes, confirme se o suporte é ágil etc. Isso evitará surpresas desagradáveis no futuro.

Você está em busca de um sistema de automação comercial? Fale conosco e veja como podemos ajudá-lo! Para se aprofundar ainda mais neste assunto, baixe agora mesmo nosso e-book sobre Automatização de Vendas!


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]