Quantos clientes você perdeu em 2015?

Quantos clientes você perdeu em 2015?

Você já parou para fazer o cálculo de quantos clientes a sua empresa perdeu no ano passado? Segundo Jeffrey Gitomer, autor de A Bíblia de Vendas, 75% das perdas de clientes têm um culpado: Você!

Pois é, sabemos que dói ler isso, mas terceirizar a culpa não vai ajudar. Se o cliente lhe abandonou, na maioria das vezes, é porque ele não viu mais valor suficiente no seu produto ou serviço para continuar comprando da sua empresa. Talvez o concorrente tenha uma oferta melhor, ou o seu atendimento não está tão bom, ou, ainda, seu produto tenha ficado defasado e você parou de inovar.

Os motivos podem ser muitos e você deve ter a frieza necessária para analisar caso a caso e descobrir os porquês. Dificilmente o cliente vai lhe dizer de cara o motivo do cancelamento do contrato, seja por um desejo de zelar pela relação pessoal com você ou para não perder tempo com explicações que não levarão a nada.

É uma pena, pois se ouvíssemos do cliente o motivo do rompimento, seria muito mais fácil tentarmos corrigir as falhas e aumentarmos a taxa de retenção de clientes. Por outro lado, também é certo que muitos não gostariam de ouvir as críticas e se conformariam em viver na mediocridade.

Bem, vamos aumentar um pouco a dor. Você já calculou o quanto vai deixar de ganhar neste ano com esses clientes perdidos?

Não basta contar quantos clientes foram perdidos, é preciso sentir o quanto isso representa efetivamente no seu bolso. E dói, mas é esta dor que deve ser a alavanca para que você analise suas falhas e trace seu plano de ação para ter cada vez mais sucesso. Veja o que diz Jeffrey:

O cliente VAI voltar e vai CONTAR AOS OUTROS se o produto for o melhor e o serviço, memorável.”


BAIXE AGORA NOSSO E-BOOK: Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas

Posts Recomendados

spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]