Se tem uma pergunta que está sempre presente nas empresas é: metas, como chegar lá?
Trata-se de um desafio constante até mesmo para os melhores vendedores, e toda e qualquer ajuda é bem vinda. Aí entra o SMark CRM, a ferrramenta certa para organizar a vida de quem lida com vendas.
Nosso blog separou cinco dicas essenciais para quem busca fechar negócios com o suporte do SMark. “Antes de conversar com o cliente, confira o histórico dos últimos contatos que foram feitos para não cometer nenhum engano e esquecer um detalhe importante que tenha sido mencionado”, lembra o diretor comercial da SMark, Leandro Ceccato.
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1 – OXIGENE SUA CARTEIRA DE OPORTUNIDADES
É muito comum os vendedores trabalharem com carteiras de oportunidades muito grandes. Neste cenário, é possível que alguns negócios já estejam inviabilizados ou com a concretização mais difícil. E investir tempo em algo assim acaba desviando o foco de outros clientes.
Com o SMark, o vendedor pode segmentar as oportunidades por meio de uma classificação por potencial e pela duração da negociação. Assim é possível filtrar as oportunidades mais viáveis.
“É melhor separar os negócios que passaram do prazo máximo estimado e focar naqueles que estão em tempo ainda e mais identificados com o perfil da oferta”, diz Ceccato.
2 – ORGANIZE SEU TEMPO
Uma grande vantagem do CRM fornecido pela SMark é saber quanto tempo faz que você falou pela última vez com o cliente. Isto permite dar maior atenção aos negócios do dia ou mais recentes, se preferir, porque via de regra há menor chance de finalizar uma negociação parada há muito tempo.
Pois o SMark não só filtra os negócios por data, mas os classifica pela data de contato.
3 – CRIE UMA HIERARQUIA DE CLIENTES
Se hotel cinco estrelas é mais legal do que um de três, vale o mesmo para os negócios. Um bom vendedor sabe com quem está falando, o que esperar de resultados imediatos e, tão importante quanto, da possibilidade de cultivar uma relação duradoura.
Foi pensando nisso que o SMark implantou um recurso simples, mas muito útil: a classificação por estrelas. Basta colocar ao lado do registro do negócio quantas estrelas ele tem na escala de importância – de uma a cinco – para, em seguida, usar um filtro de classificação. E se for o caso de ordenar pelas oportunidades mais recentes ou com maior chance de faturamento, por que não?
4 – ATENÇÃO ÀS SUAS METAS
Falamos lá no início do texto sobre a importância de se cumprir as metas, e se você ainda está lendo aqui é porque sabe bem disso. A boa notícia está no fato de o SMark poupar o tempo de quem, até hoje, usa papel, planilha ou calculadora para saber em que pé andam as coisas.
Em uma tela, o SMark mostra meta, valor atingido e quanto falta para o objetivo, em números e em gráficos. Para um resultado mais aprofundado, também vale cruzar quantos clientes estão envolvidos na meta, a quantidade de negócios fechados e a segmentação envolvida. E ainda dá para saber a origem do negócio, como indicação ou prospecção, por exemplo.
5 – SAIBA COMO ESTÁ O FUNIL DE VENDAS
Com o SMark, o vendedor sabe exatamente onde ele está em uma negociação. Classifica as oportunidades de negócio – em geral, nas etapas de prospeção, qualificação, formação de visão, proposta, negociação, aceite verbal e fechamento.
Com essa classificação, o vendedor consegue saber se está envolvido principalemente em prospeção ou se ela não está acontecendo – e os negócios se encontram em fase mais avançada, mas com pouca renovação. Assim o profissional gerencia melhor o tempo e desenvolve de forma mais eficaz as etapas do funil de vendas.